Você está aqui

LBV contribui com debate na ONU sobre inclusão e igualdade

No evento, a Instituição apresentou suas contribuições fundamentadas na sua ampla experiência no combate à pobreza e das desigualdades.

A Legião da Boa Vontade (LBV) participou, entre 16 e 19 de julho, da Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos EUA.

Na ocasião, a Entidade compartilhou suas considerações a respeito do tema “O empoderamento das pessoas e a conquista da inclusão e da igualdade” com as delegações governamentais, agências internacionais, autoridades e organizações da sociedade civil presentes no evento.

Estas considerações foram fundamentadas na sua ampla experiência no combate à pobreza e das desigualdades por meio de suas ações nas áreas da assistência social e da educação ao longo de quase 70 anos no Brasil, somada à experiência da LBV da Argentina, da Bolívia, do Paraguai, do Uruguai, de Portugal e dos Estados Unidos.

Tal trabalho possui um modelo replicável que leva em consideração as necessidades e particularidades de cada região, porque está centrado no desenvolvimento humano integral e no despertar do Cidadão Planetário.

Vale ressaltar que a Instituição já havia compartilhado suas experiências sobre o assunto com as delegações internacionais presentes no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, realizado na última segunda-feira, 15 de julho.

LBV compartilha boas práticas em Plenário da ONU

Na sexta-feira, 19, a LBV discursou em Plenário da ONU e apresentou seu importante trabalho social a líderes mundiais, chefes de Estado e representantes de organizações da sociedade civil presentes na reunião da Ecosoc. O pronunciamento foi transmitido em tempo real pela ONU TV para todo o mundo.

Aos presentes, Danilo Parmegiani, representante da LBV na ONU, destacou as ações da Entidade nas áreas da assistência social e da educação, que contribuem no combate à pobreza e às desigualdades, em quase sete décadas no Brasil, somada à experiência da LBV da Argentina, da Bolívia, do Paraguai, do Uruguai, de Portugal e dos Estados Unidos.

Reconhecimento

Os representantes da LBV ainda compartilharam essas boas práticas, que podem ser encontradas na revista BOA VONTADE Desenvolvimento Sustentável, com diversas autoridades, dentre elas, o secretário-geral da ONU, sr. António Guterres.

Nova York, EUA — Nesta quinta-feira, 18, os representantes da LBV entregaram ao secretário-geral da ONU, sr. António Guterres, uma edição em português da revista BOA VONTADE, a contribuição da Entidade para o debate sobre inclusão e igualdade.

Com muita simpatia, ele conversou com Danilo Parmegiani e recebeu uma edição em português da revista.

A presidente da 73ª Assembleia Geral da ONU, sra. María Fernanda Espinosa, também não escondeu a felicidade em ver a presença da LBV em mais um importante evento das Nações Unidas. Na ocasião, reconheceu a força do trabalho da Instituição na América Latina.

Adriana Parmegiani

Nova York, EUA — María Fernanda Espinosa, presidente da 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

É importante ressaltar que, durante a 63ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW), realizada em março de 2019, María Fernanda já havia enaltecido a atuação da LBV.

Ao receber a publicação, o vice-prefeito de Nova York, J. Phillip Thompson, fez questão de elogiar as ações empreendidas pela LBV em favor da inclusão e da igualdade e ressaltou seu carinho pelo Brasil.

Adriana Parmegiani

Nova York, EUA — J. Phillip Thompson (à esquerda), vice-prefeito da cidade de Nova York.

Um dos destaques desta edição da revista BOA VONTADE é a mensagem do diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, que afirma: “A Caridade, na sua expressão mais profunda, deveria ser um dos principais estatutos da Política, porque não se restringe ao simples e louvável ato de dar um pão. É o sentimento que — iluminando a Alma do governante, do parlamentar e do magistrado — conduzirá o povo ao regime em que a Solidariedade é a base da Economia, entendida no seu mais amplo significado”.

A declaração oficial da Instituição foi recebida pelo secretário-geral das Nações Unidas, traduzida pelo organismo em seus idiomas oficiais e distribuída a todas as delegações governamentais, agências e representações que participam do evento. O documento ficou disponível sob o símbolo E/2019/NGO/27.

LBV na ONU

A Legião da Boa Vontade é uma organização da sociedade civil brasileira com status consultivo geral no Conselho Econômico e Social desde 1999 e associada ao Departamento de Comunicação Global da ONU desde 1994. Essa condição lhe permite participar e contribuir para a discussão dos temas de desenvolvimento propostos pelo organismo internacional e seus países-membros.