Você está aqui

LBV conscientiza crianças sobre a importância de uma alimentação saudável

A mobilização também envolveu as famílias dos atendidos, que receberam a missão de somente oferecer alimentos saudáveis paras as crianças.

Estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre obesidade infantil mostram que 124 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 19 anos, estão acima do peso. Não à toa, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) adverte que essas pessoas podem chegar à vida adulta obesas ou com sobrepeso, tendo sérias complicações à saúde.

Por isso, é fundamental ter hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada.

Ciente disso, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolve ações que promovam a conscientização das crianças e adolescentes sobre a reeducação alimentar. No Centro Educacional José de Paiva Netto, Unidade Escolar da Entidade em Del Castilho, no Rio de Janeiro/RJ, por exemplo, foi realizado o projeto Alimentação Saudável, destinado a crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade.

Gislaine Silva

Rio de Janeiro, RJ — O projeto “Alimentação Saudável” visa promover a conscientização das crianças sobre a reeducação alimentar. =D

A ação visa estimular hábitos de experimentar os alimentos, identificar quais são saudáveis, alertar quanto aos perigos de uma má alimentação e mostrar a importância de higienizar as verduras e legumes antes do consumo.

Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças trouxeram suas frutas favoritas e se tornaram chef mirins. Com o auxílio das educadoras, criaram lindos e divertidos pratos.

Gislaine Silva

Rio de Janeiro, RJ — Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças trouxeram suas frutas favoritas para a realização de atividades com as educadoras.

Essa mobilização também envolveu as famílias dos alunos. Cristina Freitas, diretora-adjunta e coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Unidade, declara como ocorreu essa interação: “Uma semana antes [da realização do projeto], encaminhamos um bilhete aos responsáveis, explicando que na semana seguinte haveria essa ação e que era importante a participação dos familiares. Então, demos como missão que em casa fosse oferecido alimentos saudáveis para as crianças. E nós tivemos um retorno muito bom”.

O Centro Educacional José de Paiva Netto, no Rio de Janeiro, localiza-se na Av. Dom Hélder Câmara, 3.059 — Del Castilho. Para outras informações, ligue: (21) 3297-7100.