Você está aqui

Escritor Laurentino Gomes visita LBV em São Paulo e destaca no Facebook: "Sou mais um Legionário!"

Na oportunidade, o amigo de Boa Vontade doou livros para a Biblioteca Bruno Simões de Paiva, colaborando com o projeto de leitura da unidade.

"Encantado!" Foi dessa maneira que o renomado escritor Laurentino Gomes descreveu sua reação ao visitar o Conjunto Educacional Boa Vontade — formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto —, na capital paulista, na tarde de sexta-feira, 7. Para ele, "visitar essa Unidade da Legião da Boa Vontade é recuperar energias e conseguir um ânimo novo para viver".

Vivian R. Ferreira
No pátio do Instituto de Educação José de Paiva Netto, Laurentino Gomes interagiu com os alunos. As luvas brancas nas mãos são usadas nas apresentações em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Autor da trilogia de sucesso sobre a história do Brasil que contém os títulos 18081822 e 1889, Laurentino visitou as salas de aula e viu de perto como é colocada em prática a inovadora linha educacional criada pelo educador Paiva Netto e aplicada com sucesso nas unidades da LBV. Formada pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico, a proposta enxerga o educando com uma "visão além do intelecto", colaborando, assim, para a formação integral do ser humano.

No Espaço Cultural Idalina Cecília de Paiva, o escritor emocionou-se com a apresentação do Coral Ecumênico e Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade. Ao final das apresentações artísticas, os músicos mirins entregaram ao visitante um cartão confeccionado por eles, em nome dos 1.500 alunos.

"Trabalho extremamente relevante"

Em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV, Internet e publicações), Laurentino ressaltou a alegria de estar na LBV: "Percebo que a LBV tem um trabalho muito grande de fazer essa formação alicerçada em valores muito sólidos de raiz ecumênica. E é tudo que nós precisamos na sociedade brasileira: uma sociedade que cultive valores que nos possam levar a outro patamar de cidadania, de honestidade, de ética, de respeito pelo outro. Sempre fui muito acolhido na Legião da Boa Vontade e é com muita gratidão que eu venho aqui hoje. Muito obrigado!".

Na oportunidade, o autor doou 6 livros de sua autoria à Biblioteca Bruno Simões de Paiva. Os títulos farão parte do vasto acervo do local, que conta com mais de 20 mil volumes, adquiridos pelo Programa Permanente de Incentivo à Leitura. "É um trabalho extremamente relevante, um trabalho de inclusão social, de educação, de acolhimento. E estou encantando de ver como isso tudo se alia à leitura".

Laurentino Gomes ainda concedeu entrevista à Boa Vontade TV (canal aberto 45 em São Paulo; canal 20 da SKY e 2012 da Oi TV). E, ao fim da visita, ele deixou suas impressões no Livro do Coração: "Queridos amigos da LBV, obrigado pelo carinho e pela generosa acolhida. Saio dessa visita renovado. Parabéns pelo lindo trabalho. Que Deus abençoe e ilumine os seus caminhos", registrou.

"A partir de agora, sou mais um Legionário!"

Reprodução da página do escritor Laurentino Gomes.

Em sua página no Facebook, Laurentino destacou a visita feita à LBV, escrevendo: "Com estudantes do coral da Legião da Boa Vontade (LBV), unidade Bom Retiro em São Paulo, que ontem me receberam para uma homenagem ao Dia do Escritor, comemorado em 25 de Julho. Obrigado pela acolhida. Fiquei profundamente tocado pela beleza desse projeto, que apoia crianças e adolescentes de familias carentes da região. A partir de agora, sou mais um Legionário!".

Em São Paulo, SP, o Conjunto Educacional Boa Vontade — formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto — está localizado na Avenida Rudge, 630/700 — Bom Retiro. Para outras informações, ligue (11) 3225-4500.

Colaboração: Rafael Ferro