Você está aqui

Legião da Boa Vontade promove o esporte para a Educação e inclusão social

A Legião da Boa Vontade trabalha, em suas ações diárias, o esporte como ferramenta educativa, de compartilhamento de valores, disciplina, valorização da vida e de saúde. E esse cuidado da Instituição deve-se à importância das atividades físicas para o desenvolvimento de crianças e jovens.

MARQUE UM GOL PELA INFÂNCIA BRASILEIRA; AJUDE A LBV! 

Nestas faixas etárias, explica Sandra Regina Solato, coordenadora da área de Esportes do Conjunto Educacional Boa Vontade, “a atividade física trabalhará o desenvolvimento motor integral, para que possam ter uma melhor qualidade de movimentação, para que no futuro consigam fazer as atividades diárias com uma melhor qualidade de movimento e com menos desgaste. Além disso, os exercícios também colaboram para que eles consigam se relacionar socialmente.”

Vivian R. Ferreira


CRIANÇA NOTA 10!
Toda a ação da Legião da Boa Vontade direcionada a esse público visa a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Por isso, a Instituição promove a campanha Criança Nota 10!. A manutenção das escolas da LBV e dos programas socioeducacionais promovidos pela Instituição em todo o Brasil dependem dessa iniciativa.

A ação também entregará kits de materiais pedagógicos aos estudantes das unidades educacionais da LBV em Belém/PA, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Taguatinga/DF, além das crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que participam dos programas Criança: Futuro no Presente! e Jovem: Futuro no Presente!, promovidos nos Centros Comunitários de Assistência Social da LBV, instalados em dezenas de cidades brasileiras.

 

FORMANDO “CÉREBRO E CORAÇÃO”
Sempre primando por uma formação integral, em suas Escolas e Centros Comunitários de Assistência Social a LBV oferece aos atendidos a oportunidade de praticar esportes e aprender mais sobre a cultura desportiva em ambiente seguro e com acompanhamento profissional. A Instituição também utiliza o esporte para compartilhamento de bons valores, disciplina e valorização da vida. Essas atividades têm como base a inovadora linha educacional criada pelo educador Paiva Netto, composta pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico. Tal proposta visa promover a formação de “Cérebro e Coração”.

Essa proposta contribui ainda para que os atendidos aprendam que numa competição a vitória é importante, mas que é preciso respeitar os adversários, mantendo o espírito de união e companheirismo.  “As atividades competitivas são experiências importantes na formação do indivíduo, pois através da vivência de regras e limites, vitórias e derrotas, desenvolvem o Ser para enfrentar barreiras na fase adulta, utilizando como base o respeito (…), dando sentido ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, destaca Eduardo Luckmann, instrutor de esporte da LBV em Glorinha, RS. Na Instituição, o atendido Maurício, que participa das ações em Glorinha, aprende que o legado de um torneio vai muito além da conquista de medalhas. “O esporte é muito importante para minha vida e para a vida de muitas pessoas, traz felicidade, limites, ensina regras”, disse.

No Rio de Janeiro, a LBV utiliza o Esporte como ferramenta de inclusão social. “É uma parceria criada há três anos e que visa dar oportunidade aos jovens de comunidades carentes, juntamente com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A LBV vem incluindo as crianças à cidadania, ao esporte e à saúde”, destacou o professor Moacir Varella, diretor técnico da Federação de Karatê do Rio de Janeiro.

 



Desta forma, a Legião da Boa Vontade incentiva a prática de atividades esportivas em comunidades onde atuam as unidades pacificadoras. “Conseguimos trabalhar os valores familiares, comunitários e sociais, incluindo também as famílias, os pais também participam das atividades. Cada medalha que eles conquistam representa muita alegria”, explicou Ângela Verônica, assistente social da LBV na comunidade Macacos.

O sucesso do trabalho realizado pela Legião da Boa Vontade em todo o País é verificado ainda nos torneios esportivos em que participa. Além dos ótimos resultados alcançados dentro das quatro linhas, a Entidade é constantemente parabenizada pela excelente postura de seus atletas e de sua torcida. Esse comportamento já rendeu diversos prêmios de Fair Play (Jogo Limpo, em português).

UM GOL PARA A EDUCAÇÃO
Ainda que no esporte as vitórias sejam desenhadas dentro de uma quadra, a LBV entende que o primeiro passo para essa façanha é dado no campo pedagógico. Por isso, as crianças e os jovens são orientados para que mantenham em sala de aula a postura e o comprometimento vistos durante as atividades esportivas.

“Sabemos que o jogar é importante, mas o nosso trabalho visa formar integralmente o cidadão. Não adianta jogar bem e não se desenvolver em sala de aula. A parte educacional está aliada ao esporte. A criança precisa respeitar os colegas e professores, tendo um comportamento que sirva de exemplo para os outros, tendo um bom rendimento escolar”, reitera a professora Sandra Solato.