Você está aqui

Criança nota 10 tem alimentação saudável!

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, enquanto 842 milhões de pessoas sofrem de fome crônica, muitas outras têm problemas com nutrição inadequada: cerca de 2 dos 7 bilhões de habitantes do planeta são afetados pela deficiência de micronutrientes. Sem contar com o desperdício: um terço dos alimentos produzidos do mundo não é aproveitado para consumo, indo parar no lixo.

Para amenizar esses dados, a Legião da Boa Vontade oferece uma alimentação saudável a todos os seus atendidos, cumprindo o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Em suas Escolas e Centros Comunitários de Assistência Social da Instituição, o cardápio, feito por profissionais especializados, é adequado para cada faixa etária, visando ao desenvolvimento pleno de todos.

 

Na Escola de Educação Infantil Alziro Zarur, da LBV, no Distrito Federal, a alimentação é preparada sob os cuidados da nutricionista Lúcia Watanabe. Ela conta sobre a rotina de alimentação da garotada: “São servidas quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde e a janta. Cada dia é um cardápio diferente”. Assim ocorre em todas as Escolas da LBV, que também encaminham aos pais dos atendidos os alimentos que serão oferecidos na semana. A Instituição incentiva, desde cedo, meninas e meninos a consumirem alimentos saudáveis: “Procuramos diversificar ao máximo colocando as verduras fresquinhas para as crianças se familiarizarem”, destaca a nutricionista.


AJUDE A LBV! FAÇA A SUA DOAÇÃO!

Toda a ação da Legião da Boa Vontade direcionada ao público infantojuvenil visa à garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Por isso, a Instituição promove a campanha Criança Nota 10!. A manutenção das escolas da LBV e dos programas socioeducacionais promovidos pela Instituição em todo o Brasil dependem dessa iniciativa. A ação também entrega kits de materiais pedagógicos aos estudantes das unidades educacionais da LBV, além das crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que participam dos programas promovidos nos Centros Comunitários de Assistência Social da LBV, instalados em dezenas de cidades brasileiras.


VEJA GALERIA DE FOTOS DA ENTREGA DOS KITS


Nos Centros Comunitários de Assistência Social todos também recebem alimentação balanceada durante o período em que estão no local. Palestras educativas e atividades lúdicas sobre a importância de uma alimentação correta também fazem parte das ações. Um dos exemplos é o projeto Horta — Vida Saudável. A atividade educativa é realizada de forma prazerosa, conforme relata a adolescente Amanda, de 13 anos, atendida pela Instituição em Glorinha, RS: “No projeto da LBV, a gente aprende a plantar, o tempo que as verduras levam para crescer, limpamos a horta para que as plantas cresçam melhor. O projeto Horta é uma coisa muito boa que a LBV faz”.
 

 

Quem faz a alimentação das crianças também destaca a importância do trabalho. “Vê-los com a barriguinha cheia, falando: ‘Tia, está gostoso. Você que faz?’, é muito bom”, descreve alegremente a cozinheira Maria do Socorro Ribeiro da Conceição, que trabalha na Escola da LBV em Taguatinga, DF. A auxiliar Elenice Bueno Parreira seleciona diariamente frutas e verduras para deixar o prato da garotada ainda mais colorido. “Elas gostam de salada, principalmente tomate. Muitas delas não têm o que comer em casa e se alimentam aqui na LBV”, conta.


Bruna Gonçalves

Antes de cada refeição, os atendidos pela LBV realizam uma prece num gesto de gratidão e de fortalecimento do Espírito.


A escola atualmente tem um papel importante na formação integral das crianças, ainda mais porque muitas delas passam a maior parte do tempo no ambiente, como destaca a psicoterapeuta e consultora em Desenvolvimento Humano Priscila Recco: “A escola acaba se traduzindo num ambiente para formação não só da criança na educação, mas também colaborar com os hábitos alimentares. (…) Uma má alimentação pode causar consequências prejudiciais não só à saúde, mas no aprendizado, porque a criança que não está bem consequentemente ela vai traduzir muito pouco”.

Por isso, além de oferecer opções saudáveis, a Legião da Boa Vontade também promove um acompanhamento constante de especialistas, como destaca a diretora da Escola de Educação Infantil Jesus da LBV, Margarida Martins, de Belém, PA: “Todos os nossos alunos passam pela avaliação antropométrica semestralmente para avaliar o estado nutricional, identificar se tem alguma criança em risco nutricional para que sejam realizadas as intervenções nutricionais necessárias”.

O trabalho também é realizado junto às famílias dos pequenos, para que os bons hábitos sejam formados na parceria imprescindível entre escola e pais.