Você está aqui

Visita à Mata do Ipê conclui projeto sobre respeito desenvolvido pela Legião da Boa Vontade

Além de trabalhar a cidadania, as ações visaram ao respeito também em relação ao meio ambiente

Uberaba, MG — Durante o mês de junho, a Legião da Boa Vontade realizou em Uberaba o projeto Meditando o Respeito, com as meninas e os meninos atendidos no programa Criança: Futuro no Presente!, em seu Centro Comunitário de Assistência Social. O objetivo foi de sensibilizar os atendidos para a importância da prática do respeito em suas vidas e na sociedade. Além de trabalhar a cidadania, as ações visaram ao respeito também em relação ao meio ambiente.

Leilla Tonin

Provenientes de comunidades e famílias de baixa renda, os atendidos encontram nas diversas atividades oferecidas pela Instituição, como oficinas e cursos gratuitos, a oportunidade de que precisam para construir uma realidade melhor para si mesmos.

No projeto, a garotada assistiu a alguns vídeos que mostram como o respeito entre as pessoas pode fazer um mundo melhor. Em uma roda de conversas, ressaltaram as possibilidades que todos têm de mudanças de atitude e também produziram uma história em quadrinhos sobre o respeito.

Respeito entre gerações

Outra atividade igualmente interessante foi uma visita que as crianças e os adolescentes fizeram à Casa Lar São Vicente de Paula, para observar as boas maneiras de respeito com os idosos. Durante a ação, os atendidos pela LBV fizeram uma pesquisa com os funcionários e os jovens da Terceira Idade sobre o tema.

Cynthia Silva Manzi

Como parte das atividades do projeto Meditando o Respeito, crianças e adolescentes atendidos pela LBV visitaram a Casa Lar São Vicente de Paula.

Divulgação de boas práticas

Para que o aprendizado fosse disseminado, os meninos e meninas criaram ainda um mural em que afixaram as histórias em quadrinhos, as fotos da visita no Lar, as matérias de jornais e da internet que demostram o respeito entre as pessoas e o meio em que vivem. Além disso, fizeram a brincadeira do amigo secreto, mas com uma variação: o presente de troca foi uma flor com uma mensagem de valorização do outro.

"Algumas pessoas brigam à toa e maltratam as outras. Aprendi que temos que respeitar as pessoas! No Lar dos Idosos, também aprendemos muito!", contou José Martins, 13. Ele ainda ressaltou que gosta "muito de ficar aqui [na LBV], porque fico longe da rua. Quando vim pra a LBV, tinha dificuldade em Matemática, e aqui me ajudaram muito".

Respeito à Natureza é respeito ao Ser Humano

A conclusão do projeto ocorreu com um piquenique na mata do ipê, trabalhando o respeito ao meio ambiente e sua preservação, os cuidados com os animais, as plantas e as águas. E, assim, fixaram todo o conteúdo trabalhado no mês.

Cynthia Silva Manzi

Crianças e adolescentes atendidos pela LBV participaram do projeto Meditando o Respeito. Uma das atividades propostas foi o passeio à Mata do Ipê, onde refletiram sobre o respeito à Natureza.

A assistente social da LBV Cynthia Manzi, feliz com o resultado, ressaltou: "As crianças e os adolescentes puderam, com esse projeto, identificar as formas de respeito que devemos cultivar em nossas vidas, praticando diariamente e permitindo que as pessoas possam reconhecer, aceitar, apreciar e valorizar a qualidade do próximo. O respeito se manifesta principalmente numa relação saudável em harmonia", disse.

Em Uberaba, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Iguatama, 160 — Abadia. Para outras informações, ligue (34) 3312-4132.