Você está aqui

Unicef realiza roda de conversa com os adolescentes da LBV

Os atendidos debateram sobre as garantias e o fortalecimento dos direitos contidos no ECA.

Aracaju, SE — A Legião da Boa Vontade (LBV) realiza, por meio de suas unidades de atendimento, uma série de atividades lúdicas, recreativas, culturais e esportivas com os seus atendidos. O planejamento visa promover uma formação cidadã, como pede o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Não é à toa que a Instituição participa constantemente de eventos que discutem os direitos do público infantojuvenil.

Vania Bandeira

Os adolescentes participaram da roda de conversa expressando as suas perspectivas e ideias.

Diante disso, os adolescentes assistidos pelos serviços da LBV participaram de um debate  sobre o fortalecimento de políticas públicas para a redução das desigualdades e a garantia dos direitos dos jovens, previstos na Convenção do ECA.

O encontro foi promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de compreender a realidade da infância e da adolescência sergipana a partir da experiência e da perspectiva da sociedade civil.

Participaram do evento a representante da UNICEF no Brasil, Sra. Florence Bauer; a Coordenadora do UNICEF para os estados da Bahia, Minas Gerais e Recife, Sra. Helena Oliveira; e o Chefe do Território do Semiárido, Sr. Dennis Larsen; além de gestores municipais, conselheiros de direitos e responsáveis de instituições do Terceiro Setor.

Na oportunidade, os adolescentes da LBV destacaram os desafios vivenciados por eles, trazendo questões como a pressão psicológica que sofrem da própria sociedade diante das suas escolhas, como emocionalmente ficam abalados sem saber como agir e acabam indo por caminhos tortuosos, além de, na maioria das vezes, a família não ter maturidade para lidar com os ‘problemas’ que surgem diariamente.

Vania Bandeira

Adolescentes debatem sobre garantias e fortalecimento de direitos contidos no ECA.

“Eu tenho amigos que passam por uma série de problemas, tenho vontade de ajudar, mas é muito difícil por que muitas vezes não sabemos como agir. Eu hoje me sinto feliz em poder estar aqui debatendo sobre o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente com os representantes da UNICEF. Eu acredito na mudança, espaços como esse são primordiais para essas discussões, nos fortalecemos muito por saber que existem pessoas que ainda se preocupam com os jovens. Esses espaços nos encorajam, nos tornam protagonistas, os jovens precisam muito de apoio para vencer”, ressaltou o atendido Edgar Azevedo, de 17 anos.

“Difícil é lidar com o preconceito, as pessoas nem sabem o que você passou na infância, nem lhe conhecem e não respeitam, deveriam ser mais compreensivas. Enfrento muitos desafios para me encaixar na sociedade. Na LBV eu me sinto mais forte, eles me respeitam, as vezes enfrento problemas, mas vou vencendo a cada dia. Hoje tive coragem de falar aqui nesse espaço de fortalecimento dos direitos da Criança e do Adolescente com os representantes da UNICEF”, relata Kawanny, de 15 anos.

Para Natalia Dalto, assistente social da LBV e articuladora do Fórum de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, participações como essa são fundamentais para o fortalecimento e crescimento dos espaços de promoção e defesa dos direitos humanos dos jovens: “Aqui é o lugar onde todos os representantes de instituições não governamentais como também toda a rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes devem participar para fazer valer seus direitos. Momentos como este tem um impacto positivo na vida dos nossos atendidos, eles têm a oportunidade de conviver, compartilhar e demostrar suas experiências e suas necessidades enquanto adolescentes”, destacou.

Em suas ações, a LBV proporciona espaços para debates sobre variados temas relevantes. Nos centros comunitários e nas escolas espalhadas por todo o país, a Instituição promove encontros com pais e responsáveis — com o suporte de profissionais no assunto — para esclarecer dúvidas e orientar sobre o que fazer em diversas situações. E mais ainda, incentiva que crianças e jovens tenham conhecimento sobre seus direitos e deveres, para que sejam protagonistas de suas vidas.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Aracaju, SE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Avenida Reis Lima, 181 – Bairro Industrial. Para outras informações, ligue: (79) 3241-4614.