Você está aqui

Uma terceira idade mais feliz e saudável =D

A LBV oferece diversas atividades que visam contribuir para a saúde física e mental dos seus atendidos.

Aracaju/SE — As limitações físicas e a crescente sensação de insegurança acabam por fragilizar a convivência social e familiar de muitos idosos, portanto, dialogar é uma das melhores propostas.

Sabendo disso, a Legião da Boa Vontade (LBV) oferece, por meio do Vida Plena, a oportunidade dos atendidos compartilharem ideias, experiências e, assim, fortalecerem o vínculo afetivo e familiar. Ainda, a Instituição — por meio de atividades que colaboram no processo de envelhecimento saudável, e no desenvolvimento da autonomia e socialização — promove a inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania dos idosos.

O atendido José Isidorio de Jesus, de 75 anos, compartilha o que mudou em sua vida após participar do grupo Vida Plena: “Quando eu entrei no grupo era muito tímido, achava que não era capaz de participar de nada, nunca imaginei que tinha capacidade de cantar, hoje faço parte do coral, fui encontrado pelo grupo, além do professor maravilhoso que tem aqui. A convivência me faz ter um olhar diferente sobre as diversas situações que enfrentamos diariamente, só tenho a agradecer por fazer parte da LBV”.

Durante o mês do Setembro Amarelo, foram realizadas diversas ações sobre a prevenção do suicídio. Na ocasião, em uma roda de conversa sobre o assunto, o psicólogo Custódio Doria ressaltou a importância de momentos como estes: “Na roda de conversa eles são encorajados ao diálogo, acabam fazendo relatos que estão guardados, além de perceberem atitudes que estão relacionadas a tentativas de suicídio, momentos assim são terapêuticos na vida dos idosos, eles desabafam os sentimentos e modificam os pensamentos, se fortalecem”.

Vania Bandeira

Como forma de conscientização, a LBV realizou uma roda de conversa com os atendidos sobre a prevenção do suicídio.

De acordo com Fábio Rocha, psicólogo da LBV na cidade, "os idosos podem compartilhar aquilo que estava guardado no coração, revelar sentimentos e perceber que não são os únicos que passam por situações difíceis na vida, além de notarem que quando se tem abertura para falar sobre o que pensamos, o nosso íntimo fica aliviado. Isso faz uma grande diferença na vida de todos os participantes, assim como a diversidade de atividades que eles participam através das oficinas de música, artesanato, esportivas e palestras educativas e informativas sobre diversos temas relacionados aos cuidados e bem-estar, saúde física e mental".

Na oportunidade, o atendido José Alves, de 76 anos, deixou suas considerações sobre o trabalho da LBV: “Falar do grupo Vida Plena me traz gratidão, poder falar desses momentos bons que passamos juntos e compartilhando nossas experiências nos fortalece a cada dia, envelhecer já não é fácil, e sozinho então... Aqui temos oportunidades de participar de diversas atividades de música, coral, esporte, passeios e palestras educativas que nos trazem conhecimentos, nos alertam para uma vida saudável, muito bom esse direcionamento aplicado em grupo, nos modificam para melhor. Por isso, gostaria de agradecer a Legião da Boa Vontade por nos fazer mais fortes. A LBV muda a vida das pessoas para melhor”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição fica na Rua Reis lima, 181 – Bairro Industrial. Telefone: (79) 3241-41428.