Você está aqui

Uma oportunidade de recomeço

Com a ajuda da LBV, atendida se qualifica para o mercado de trabalho.

São Luís/MA — No Estado do Maranhão, cerca de meio milhão de pessoas enfrentam o desemprego por falta de experiência ou qualificação. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao primeiro trimestre de 2019, essa condição representa 8,25% da população.

Além do impacto social e econômico, o desemprego desencadeia consequências graves que podem resultar em sérios problemas psicológicos. As famílias que infelizmente fazem parte desse quadro sofrem com a escassez de alimento, com o acúmulo de contas, com problemas no lar e, muitas vezes, com o desgaste emocional.

A senhora Edimildes dos Santos, de 37 anos, se encontra desempregada, porém, com a ajuda da Legião da Boa Vontade (LBV) ela poderá deixar de fazer parte das estatísticas do desemprego. =D

Cintia de Sousa

Por meio do serviço Capacitação e Inclusão Produtiva, a LBV oferece diversos cursos voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e pessoais.

A Instituição, com o seu trabalho solidário, atende a senhora Edimildes e seu filho Marcos Paulo, de 8 anos, além de dezenas de outras famílias que passam e vivem em situações de vulnerabilidade social.

Tudo começou com o Criança: Futuro no Presente!

“Conheci a LBV através de uma colega que sabia que eu precisava e fiquei no aguardo pela vaga [para o meu filho Marcos Paulo]. Vai fazer um ano que meu filho faz parte [da Instituição] e para mim fez uma diferença muito grande, pois o comportamento dele é outro, muito melhor. Através das atividades ele tem uma aprendizagem melhor [na escola], aqui eu tenho certeza que ele está seguro e com a mente ocupada com coisas boas. Ele tem uma alimentação de qualidade, o que é muito importante, pois eu estou desempregada, então, a LBV garante a alimentação que eu não posso [garantir]”, relata a atendida Edimildes.

Cintia de Sousa

A atendida Edimildes busca novas oportunidades de trabalho, pois agora está com uma nova qualificação para o mercado corporativo. =D

O serviço de convivência Criança: Futuro no Presente! contribui para o protagonismo de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, garantindo — por meio de atividades socioeducativas, de esporte, cultura e arte — a vivência de valores e o fortalecimento de vínculos familiares.

“Gosto muito da LBV, porque tem atividades legais, tem comidas boas, gosto dos meus amigos e dos educadores. O que eu mais gosto de fazer é a troca de mensagens, a gente faz um desenho para um amigo e recebe outro [de volta] sobre o tema que estamos falando no dia, hoje estávamos falando sobre a paz. Não gosto de faltar na LBV, porque perco as atividades”, ressalta Marcos Paulo.

Uma nova qualificação

Apesar da segurança e da alimentação que o filho tem na LBV, a senhora Edimildes tem mais um filho e sobrevive apenas do trabalho informal do marido. Agora, o novo desafio é a qualificação para voltar ao mercado de trabalho.

“Eu comecei a fazer parte do curso de informática e na LBV tenho toda a atenção dos professores que ensinam com muita paciência e de uma forma que eu compreendo bem”, explica a atendida.

Por meio do serviço Capacitação e Inclusão Produtiva, a LBV oferece diversos cursos voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e pessoais, com o intuito de preparar jovens e adultos para o concorrido mercado de trabalho. Uma das especializações oferecidas é na área de informática.

Cintia de Sousa

A LBV ajuda dezenas de famílias a mudarem suas realidades para melhor, a exemplo da senhora Edimildes e seu filho Marcos Paulo. ♥

“Eu só tenho a agradecer à LBV, tudo aqui é excelente, desde a alimentação até o atendimento. Agradeço por ter ajudado a mim e ao meu filho, aliás, toda a [minha] família. Hoje nós estamos recebendo esse apoio, mas eu quero também beneficiar outras pessoas, porque é assim, alguém me ajuda e eu ajudo o [próximo], uma mão apoia a outra”, concluiu a senhora Edimildes.

Hoje, Marcos Paulo recebe uma alimentação saudável e todo o acompanhamento social necessário na LBV, e sua mãe Edimildes busca novas oportunidades de trabalho, pois agora está com uma nova qualificação para o mercado corporativo. Graças à sua ajuda, mais uma família poderá sair da situação de vulnerabilidade e fazer parte dessa corrente ajudando outras pessoas.

Conheça essa e muitas outras famílias que recebem diariamente o amparo da Legião da Boa Vontade! Continue sendo um elo nessa corrente de amor. ♥

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição está localizado na rua Catulo da Paixão Cearense, 74, Vila Passos. Telefone para contato: (98) 3214-1428.


*Com informações do site O Imparcial.