Você está aqui

Um passaporte para o fantástico mundo dos livros

Em Cuiabá, crianças atendidas pela LBV participam do projeto "BiblioSesc" e estreitam vínculo com o mundo literário.

Cuiabá, MT — Quando um ônibus do Serviço Social do Comércio (Sesc) estaciona em frente ao Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade (LBV), na capital mato-grossense, as crianças já sabem que vão embarcar numa viagem com infinitos destinos. E esse passeio ocorre sem que o veículo saia do lugar. Impossível? Pode parecer, mas não é. A viagem se dá pelas páginas dos livros

Cuidar do presente é investir no futuro; AJUDE A LBV!

Kelly Fialho
As crianças da LBV aguardam, com ansiedade, o ônibus do Sesc para iniciar uma viagem por divertidas histórias e aventuras.

Graças ao projeto BiblioSesc, as meninas e os meninos atendidos pela Instituição já sabem que, ao entrarem naquele ônibus, ganham um passe livre para uma viagem imaginária que fascina, encanta, abre horizontes e, principalmente, desperta o gosto pela leitura e pelo conhecimento. 

+ Conheça nossas ações na capital mato-grossense

O veículo adaptado conta com pelo menos três mil livros em seu acervo. O ambiente climatizado é um convite para interação das crianças com os mais diversos títulos. Os leitores mirins têm acesso a títulos da literatura brasileira e de complementação escolar e didáticos.

Kelly Fialho
Com vários livros à disposição, as crianças viajam pelas histórias e compartilham com os amigos as aventuras que acabaram de ler.

Além de ler na própria biblioteca itinerante, os pequenos ainda podem emprestar os livros por até 15 dias. “Estou muito feliz com mais esta atividade aqui na LBV. Além de ter uma diversidade de livros à nossa disposição, eu ainda posso emprestar e levar para minha casa e ler com minha família. Estamos adorando”, conta Paloma, de 11 anos.

"A partir do momento que iniciamos essa parceria com a BiblioSesc, as crianças começaram a demonstrar ainda mais interesse pela leitura e pela escrita. Elas querem ler mais e os pequenos, que ainda não sabem ler, ficam motivados a aprender cada vez mais cedo para também entender as histórias dos livros. Percebemos também a responsabilidade das crianças com os livros e o cuidado ao devolvê-lo à biblioteca itinerante. Elas ficam muito empolgadas quando o assunto é leitura e é muito gratificante para nós desenvolver esse projeto", ressalta a educadora social Nayane Siqueira.

Criando novos leitores

Essa ação conjunto soma-se a outras atividades promovidas pela Legião da Boa Vontade, por meio de seus projetos e programas socioassistenciais. Nos Centros Comunitários e Escolas da Instituição, o gosto pela leitura se dá desde a mais tenra idade.

Para os pequenos, os livros ficam à disposição de suas mãozinhas. Sabe por quê? As imagens coloridas chamam a atenção dos bebês, e mesmo que eles não saibam ler, as ilustrações se tornam uma ótima maneira de iniciar o contato com as obras literárias. Os educadores ainda aproveitam esse momento para ensinar canções e outras atividades que auxiliem a desenvolver as capacidades cognitivas.

Kelly Fialho
Ao ler um livro, as portas de um mundo de conhecimento se abrem para as crianças atendidas pela LBV! 

E o incentivo à leitura se intensifica com os maiores. As crianças e os adolescentes participam de ações lúdicas e pedagógicas que levam à descoberta deste hábito. Leituras compartilhadas e contação de histórias são algumas das estratégias utilizadas pela Entidade para estreitar o vínculo de seus atendidos com os livros.

"Quando a gente abre um livro, parece que está viajando com os personagens, com as aventuras. É muito bom, abre os caminhos, aprende mais. Sempre que leio uma história interessante, penso em compartilhar com meus amigos. Em casa, minha mãe fica feliz em saber que estou lendo bastante", comenta a atendida Ellen, de 11 anos.

As unidades sociais e educacionais da LBV contam ainda com bibliotecas e/ou salas de leitura, equipadas com vastas publicações infantojuvenis, que contribuem para a formação dos educandos.

Em Cuiabá, MT, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua José Operário, s/nº — Dom Aquino. Para outras informações, ligue: (65) 3317-3808.

LEIA TAMBÉM:
Alunos da LBV visitam Casa de Leitura e se divertem com universo dos livros
Viaje pelo sistema solar com as crianças da LBV!
Conhecendo o artista plástico Candido Portinari