Você está aqui

Um encontro que mudou a vida de toda uma família

Dificuldades financeiras, conflitos familiares e baixa autoestima eram problemas enfrentados por Jucilene e sua família

Nascida na cidade de Piracicaba, Jucilene da Silva Santos nunca precisou se deslocar para outro lugar. Também pudera, pois o município do interior paulista tem ótima qualidade de vida e oportunidades, diferente de algumas cidades brasileiras. 

Sua vida ia bem. Morava com os pais, trabalhava como manicure e fazia serviços de maquiagem, auxiliando no sustento do lar. Em meados de 2002, já com matrimônio constituído, vieram os filhos. Uma dádiva! Mas, por conta dos cuidados que, naturalmente, toda criança requer, Jucilene precisou se afastar do trabalho.

Com o avanço da idade das crianças — Alessandra, Thiago e Guilherme — consequentemente sua preocupação ganhou força. Não encontrava lugar seguro para deixá-los, a fim de intensificar sua atuação no mercado de trabalho. Afinal, as despesas aumentaram consideravelmente com a compra de material e uniforme escolar e refeições. 

Manoel Afonso

Na foto, a mãe, Jucilene Santos, com os filhos Alessandra (13), Thiago (11) e Guilherme (9), atendidos pela LBV.

A partir disso, as dificuldades financeiras se instalaram, e a mãe se deparou com a própria vida em desmoronamento. “Começou a faltar alimentação, que é o básico para sobreviver. Tinha semana que não havia nada para colocar na mesa”, lembra. As discussões entre o casal aumentavam dia após dia, o que tornou a convivência bem difícil.

“Pelo meu desespero, eu já não sabia lidar com meus filhos. Por conta do meu relacionamento conturbado, minhas crianças presenciavam as frequentes brigas. Cheguei a me separar de meu esposo, e meus pequenos sentiram muito com isso. Houve muita tristeza em minha casa”, conta.

Vida transformada

Ao comentar com uma amiga a difícil situação, Jucilene soube, pela primeira vez, sobre o trabalho da Legião da Boa Vontade. Não hesitou em procurar apoio. “Quando meus filhos passaram a ser atendidos pela Instituição, tudo mudou. Primeiro, porque eu pude dar continuidade em meu ofício. Segundo, porque eles, que eram agressivos, aprenderam a ter respeito, a ser educados, a agir com calma e a saber compartilhar as coisas que têm. Senti que o amor deles por mim também cresceu”, relata.

Os encontros familiares realizados mensalmente no Centro Comunitário de Assistência Social propiciaram importantes reflexões, o que gerou o fortalecimento dos vínculos afetivos entre ela e os filhos, e com o marido. “Eu sempre fiz questão de participar, porque sabia que ia aprender um bom ensinamento para aplicar em casa”, destaca.

Houve reconciliação. Hoje, a família de Jucilene está completa. Ela vive com seu esposo e com seus filhos, com as contas em dia e muito feliz. “Com o apoio da LBV, a minha vida financeira foi se transformando. Hoje tenho uma nova família, mais estruturada. O meu agradecimento primeiramente é a Deus, depois à LBV, porque me abriu uma porta para consertar tudo aquilo que estava errado em minha vida”, finaliza.

LBV em Piracicaba

A Legião da Boa Vontade atua na cidade de Piracicaba desde 6 de janeiro de 1967. Por meio de seu Centro Comunitário de Assistência Social, a Instituição contribui para que seus atendidos desenvolvam suas capacidades, talentos e valores; conheçam seus direitos e deveres; tenham a autoestima melhorada; e exerçam a cidadania plena.

No local, a LBV desenvolve, entre outras ações socioeducacionais, o programa Criança: Futuro no Presente!. Com este trabalho, a Entidade proporciona uma melhor qualidade de vida.

Em Piracicaba, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Rua Lázaro Lozano, 46, Vila Monteiro. Para outras informações, ligue: (19) 3433-0948.
___________________________________________

Colaboração: Manoel Afonso