Você está aqui

Trânsito em foco: crianças da LBV aprendem a torná-lo mais seguro

A Entidade celebrou a Semana Nacional do Trânsito promovendo atividades lúdicas e ressaltando a importância de respeitar normas e sinalizações.

Vinícius Ramão
As crianças atendidas pela LBV participaram de diversas aulas que discutiram o respeito às normas de trânsito. O resultado está nessa maquete, que representa a visão dos pequenos de um tráfego seguro.

Curitiba, PR — Quem acompanha o Blog da Legião da Boa Vontade (LBV) sabe que as nossas crianças aprendem constantemente que o trânsito não é responsabilidade apenas dos motoristas. Nós, enquanto pedestres e até mesmo passageiros, também temos parte na construção de um trânsito mais seguro.

Por isso, a Instituição intensificou esse trabalho na Semana Nacional do Trânsito e mostrou para os alunos do Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto o quanto é importante respeitar as normas e sinalizações. Neste período, os pequenos realizaram diversas atividades lúdicas e educativas relacionadas ao tema, reiterando a importância de reavaliar os próprios atos para garantir um trânsito mais seguro.

Stephanie Gutiere
Ao final do projeto, os alunos realizaram uma divertida passeata pela Escola, ensinando aos colegas o que podemos fazer para garantir um trânsito mais seguro.

E esse trabalho de conscientização foi realizado de diversas maneiras: nas oficinas artísticas, momento em que os alunos construíram semáforos e automóveis com materiais recicláveis; em sala de aula, durante as contações de história; e nas ações na sala multimídia, quando os pequenos assistiram a diversos vídeos educativos.O projeto foi finalizado com uma passeata pelos ambientes da Escola, para que as crianças ensinassem aos colegas e funcionários tudo o que aprenderam nas atividades especiais.

LBV reforça conscientização por um trânsito mais seguro

A iniciativa, bem como as demais ações realizadas pela Escola, foi permeada pela Pedagogia do Afeto, que forma, ao lado da Pedagogia do Cidadão Ecumênico (direcionada a estudantes a partir dos 11 anos), a inovadora linha educacional da Entidade. A proposta, criada pelo educador José de Paiva Netto, impõe à educação “uma visão além do intelecto”, aliando aos conteúdos pedagógicos o ensino de bons valores e sentimentos imprescindíveis para a construção de uma Cultura de Paz. Dessa maneira, a LBV garante uma formação integral, educando "Cérebro e Coração". #PontoPraEducação

Resumo da ópera: as crianças aprenderam que, no trânsito, elas têm direitos, mas não devem se esquecer dos deveres para com as outras pessoas. “Tratando desses assuntos com os alunos é possível formar o comportamento de cidadão para uso das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro. Por isso, a escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos”, destacou a coordenadora pedagógica da Escola, Josiane Almeida.

Em Curitiba, PR, o Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Padre Estanislau Trezebiatowisk, 180 – Boqueirão. Para outras informações, ligue: (41) 3386-8430.

LEIA TAMBÉM:
LBV proporciona educação para um trânsito mais seguro
Crianças da LBV prestigiam Feira de Trânsito de Pernambuco