Trabalho da LBV “deveria receber um prêmio da sociedade”, diz representante da FAO no Brasil
Em entrevista à Boa Vontade TV, Rafael Zavala comentou a atuação da Entidade no combate à fome.
Leia, a seguir, reportagem publicada na edição nº 273 da revista BOA VONTADE, de julho de 2022.
Em 29 de junho, os estúdios da Boa Vontade TV no Rio de Janeiro/RJ receberam o sr. Rafael Zavala, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil. A pauta, preparada pelo programa Boa Vontade Entrevista*, não poderia ser mais atual e urgente: o combate à fome.

No bate-papo exclusivo, o convidado destacou o relevante trabalho da LBV, em especial as atividades do Centro Educacional José de Paiva Netto, escola de referência na capital fluminense.
“Quero parabenizar a Legião da Boa Vontade pelas ações que está fazendo com essas 700 crianças, a quem estão assegurando uma boa qualidade de vida. Elas são o futuro do Brasil. Parabéns! São de fundamental importância as organizações da sociedade civil, porque são elas que ficam mais perto do problema, mais perto da solução e, além disso, são as que garantem maior continuidade. Os governos podem durar quatro, cinco anos, mas essas instituições ficam. Elas geram a memória institucional de luta contra a fome.”
E completou: “A LBV tem uma grande experiência, alimentando 700 crianças a cada dia [somente aqui na escola do Rio de Janeiro]. Deveria receber um prêmio da sociedade. Esse tipo de serviço é o que precisamos para garantir que ninguém fique para trás”.

Na oportunidade, o especialista, que é mestre em Agricultura Sustentável pela Universidade de Londres e doutor em Políticas para o Desenvolvimento Rural pela Universidade de East Anglia, na Inglaterra, deu um panorama do cenário atual no mundo.
“A insegurança alimentar está em uma tempestade perfeita. Por quê? O que traz a fome? Um conflito armado, crise econômica ou climática (secas, enchentes etc.), epidemias ou pragas. E essas quatro [problemáticas] estão acontecendo simultaneamente em várias partes do planeta."
"Além da guerra da Rússia contra a Ucrânia, que gera distorções logísticas tremendas. A região (Bielorrússia, Ucrânia e Rússia) é onde se produz quase a metade de fertilizantes para o mundo e uma grande parte de trigo e oleaginosas, como o girassol. Então, isso se traduz também no aumento de preços. Com a pandemia houve mais inflação, maior custo de vida. Antes da pandemia ainda, os Estados Unidos e a Argentina tiveram secas que afetaram a safra. Neste momento, na Índia, que é o terceiro produtor mundial do trigo, a temperatura tem chegado a 50ºC, o que seguramente gerará uma diminuição da safra do trigo. Dentro do Brasil, a pandemia acelerou uma série de situações que agravaram as condições de renda, de desigualdade social, de acesso a alimentos”, ponderou.
Após as gravações, ao caminhar pela redação da emissora, Zavala fez questão de que sua assessora, Aline Czezacki, o fotografasse em frente a essa reflexão do presidente da LBV, José de Paiva Netto, fixada em uma das paredes: “Quem confia em Jesus não perde o seu tempo!”. Ele considerou a assertiva como “um pensamento muito bonito, realmente”.
Para ler outros conteúdos desta edição da revista digital, clique aqui.
* O programa Boa Vontade Entrevista é exibido pela Boa Vontade TV (canais 212 da Oi TV, 196 e 696 da NET e da Claro) nos seguintes horários: na quarta-feira, às 14 horas; na terça-feira e no sábado, às 22 horas.