Tecendo uma colcha e construindo a própria história
Projeto lúdico da LBV eleva autoestima de idosos e valoriza suas experiências de vida
Belo Horizonte, MG — Fazemos parte de uma grande família chamada Humanidade e temos muito a aprender uns com os outros, não é? Sabendo disso, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolveu, durante dois meses, o projeto Colcha de retalhos: Todos costurando uma grande história. A ação trabalhou a interação social e o fortalecimento de vínculos do grupo da Melhor Idade do programa Vida Plena, elevando a autoestima dos atendidos.

A colcha de retalhos produzida pelo grupo da Melhor Idade da LBV reuniu experiências de vida de cada integrante.
Durante o projeto, os jovens da melhor idade relataram suas experiências de vida e identificaram palavras para representar seus valores, sentimentos e fragilidades. Essas discussões eram complementadas com atividades artísticas e os atendidos podiam resumir as conversas por meio de desenhos, pinturas, bordados e colagens. As artes foram usadas para confeccionar a colcha de retalhos.
AJUDE A LBV! FAÇA A SUA DOAÇÃO!
Cada contribuição artística tinha um significado pessoal. Uma idosa desenhou um coração em homenagem àquela amiga que não está muito bem de saúde. Outra participante colou estampas de botões de rosas porque queria expressar a própria felicidade. “Nesta colcha eu escrevi que eu amo muito a minha família”, afirmou a senhora Geralda Coimbra, de 79 anos.

Os idosos contribuíram de várias maneiras para a criação da colcha. Uns desenharam, outras expressaram por palavras os seus sentimentos.
“O projeto foi maravilhoso! Eu bordei a palavra Paz, pintei minha família e ajudei a unir os pedaços da colcha. Vi que cada um tem uma história bem diferente”, comentou a senhora Maria Beatriz Furtes Pereira, de 70 anos.
A assistente social Fabiana Correa, que desenvolveu as atividades deste projeto, ficou feliz com os resultados. “Todos participaram, contribuíram e construíram uma grande história. Foi uma experiência muito bacana, enriquecedora, percebi crescimento grande no grupo. Não foi exigido perfeição, mas eles capricharam e fizeram tudo com amor. Estou orgulhosa deles”, disse.
VÍNCULOS FORTALECIDOS
O vínculo que os idosos têm entre si e com a Legião da Boa Vontade também esteve em evidência nas rodas de conversas. E como não poderia deixar de ser, esses laços foram "estampados" na colcha.
+ "Uma visão além do intelecto": conheça a nossa proposta educacional
“Nós temos muito que agradecer a LBV. A gente vem com entusiasmo porque todo mundo é amigo, é outra família aqui, a convivência é muito boa, todos são unidos. E isso ajuda, a autoestima melhora demais, aqui a gente sente que é amada”, pontuou a senhora Geralda Coimbra, que integra o grupo desde o início.

Maria Beatriz completou: “Desde que eu vim para a Legião da Boa Vontade, a minha vida é só alegria. Aqui a gente brinca, ri, é maravilhoso!”.
No programa Vida Plena são atendidos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade. Semanalmente, a Instituição oferece atividades esportivas, artesanato, palestras socioeducativas, passeios culturais, oficina de música, acompanhamento social, entre outras, que fortalecem a cidadania e contribuem para a inserção social e melhora a qualidade de vida dos beneficiados.
Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 — Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.
VEJA TAMBÉM:
+ Valorizar a mulher também é despertar sua autoestima!
+ Encontro de gerações marca aula de hidroginástica e eleva autoestima dos participantes