Você está aqui

“Sou criança e não quero lixo, não!”

Oficina temática da LBV conscientiza sobre a utilização dos meios de comunicação para propagar a Paz

Pelotas, RS — As crianças e jovens atendidos pela Legião da Boa Vontade estão desenvolvendo a oficina “Sou criança e não quero lixo, não!”. Esse é um dos eixos temáticos do 15º Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV, que alerta quanto aos perigos e benefícios dos meios de comunicação na vida das crianças.

Dentre as etapas da oficina, elas visitaram o Diário Popular, o periódico mais antigo do Rio Grande do Sul e o terceiro do Brasil com circulação diária ininterrupta. A visita contribuiu para que entendessem como é feito um jornal e qual a importância da informação para a sociedade.

Pamella Souza

As crianças conheceram o dia a dia de uma redação e como é confeccionado um jornal.

Segundo a educadora social Tatiane Martins, os atendidos adoraram o passeio: “Eles não conheciam e ficaram muito deslumbrados. Mostraram tudo nos mínimos detalhes, fizeram muitas perguntas, e tiveram uma outra visão do que é um jornal”.

Perceber a influência da mídia, identificar o que vale a pena assistir e refletir sobre os cuidados que devemos ter com as notícias transmitidas foram os objetivos abordados pelo eixo temático. Além disso, as crianças fizeram pesquisas sobre a informação, o que elas gostariam de divulgar e que tipo de notícia gostariam de receber. 

Jornal da Boa Notícia

Após a visita ao jornal, desafio das crianças era a confecção do Jornal da Boa Notícia, título escolhido por elas. O foco principal do impresso é a divulgação de boas ações. “Eles irão passar de uma forma lúdica e diferente o que querem para o futuro. O interessante é que cada um tem um pensamento diferente e isso convida para a reflexão”, comentou a educadora Tatiane.

Nadiele Bortolin

As crianças colocaram a mão na massa para a construção do próprio jornal

Além da descoberta de novos talentos, a criatividade foi destaque na oficina. Atenção e cuidado com a informação foram requisitos obrigatórios na hora de selecionar as matérias, de escrevê-las e, também no momento de registar as fotos. A jovem fotógrafa Kauane dos Santos, 10 anos, fez questão de destacar: “Na LBV nunca tem tristeza, estamos sempre felizes porque eles ensinam muito e a prioridade aqui é o respeito uns com os outros”.

De acordo com a educadora social Miriane Amaral, "é fundamental trabalhar esse tema justamente para despertar um cidadão com senso crítico em relação às informações que chegam e também para que as crianças desenvolvam suas capacidades de pensar e evoluir no bem". Por isso, comunicar a Paz é algo essencial “para que elas consigam filtrar o que vai ser bom ou não para elas, selecionando essas informações para crescerem aprendendo”.

Nadiele Bortolin

Elas escreveram suas próprias matérias, fizeram entrevistas e pesquisas com colagens.

Sobre o Fórum das crianças

O 15º Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV, inaugura uma série de atividades e reflexões sobre o tema “Na sintonia do coração, eu comunico a Paz”, e é feito pelas crianças e para as crianças. A programação vai de março de 2017 a março de 2018 e inclui rodas de conversa, debates, dinâmicas, jogos, apresentações teatrais, coreográficas e musicais, painéis temáticos e mostras culturais. 

Com o objetivo de promover o protagonismo infantojuvenil, o educador Paiva Netto lançou, em 22 de março de 2003, o Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV. A iniciativa visa mobilizar as crianças a utilizar a criatividade, a aprender e a refletir sobre temas atuais da sociedade incluindo nas ações a vivência de valores espirituais, éticos e ecumênicos.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Pelotas, o Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur, da LBV está localizado na Rua Bernardino dos Santos, 98, Areal. Informações pelo telefone (53) 3278-3897.