Sorriso e alegria que voltaram
“Antes de participar das atividades da LBV, às vezes, não tinha nem o que dar de comer aos meus filhos.”
LBV Lover, a sua doação transfoma a vida de milhares de famílias, como mostra o relato a seguir, publicado originalmente na revista BOA VONTADE nº 265, de novembro de 2021. Desejamos uma ótima leitura e esperamos que esta prestação de contas alegre o seu coração e aumente a sua confiança em nosso trabalho. ;)
Acordar às 4 da manhã e ir dormir após as 23 horas é a rotina de Janeide Fernandes Lima, 41 anos, que não mede esforços para cuidar de um neto e dos três filhos menores, com idades entre 3 e 10 anos, sendo que um deles tem deficiência intelectual. Para completar a pequena renda familiar, que vem dos serviços autônomos que seu companheiro realiza e de programa governamental, ela faz doces e os vende na vizinhança.

Desde que o marido adoeceu, há cerca de quatro anos, e ficou desempregado, a situação piorou bastante e ficou difícil pagar aluguel, luz e água.
“Só consigo manter todos em casa graças à ajuda da LBV. Antes de participar das atividades da Instituição, passava muita dificuldade, às vezes, não tinha nem o que dar de comer aos meus filhos”, conta.
A vida de Janeide ganhou novo rumo em 2017, quando passou a integrar o serviço Cidadão-Bebê em Natal/RN, época em que estava grávida do seu garoto mais novo. Em seguida, conseguiu vaga para duas de suas meninas no serviço Criança: Futuro no Presente!.
Aos poucos, viu a esperança voltar e a sua trajetória se transformar.
“Antes, elas eram ariscas, mas o comportamento mudou bastante, criaram vínculos com a equipe da LBV. O que os educadores da Instituição passam para elas é muito bom. Isso se reflete em casa e até no aprendizado na escola”.
Outros desafios foram vencidos por essa mãe a partir do momento que passou a frequentar a Entidade. “Comecei a perder os dentes quando tive a minha primeira filha, hoje com 21 anos, e não tive mais ânimo, pois eu não tinha condições de colocar os dentes. Mas a LBV e os doadores se mobilizaram e me proporcionaram isso. Foi logo que eu entrei na LBV, era Dia das Mães e o meu aniversário. Então, foi um presente duplo.”
O gesto significou muito para Janeide. “Eu tinha vergonha de falar, de rir, a minha autoestima era baixa, andava triste pelos cantos. Depois que coloquei os dentes, eu me realizei. Se antes ria para dentro, agora, ando bem sorridente”, conta entusiasmada.
E é com essa mão amiga que a família tem também contado durante a crise sanitária da Covid-19.
“Com a pandemia, o pessoal da LBV continuou atendendo, com cestas de alimentos, kits de higiene e atividades não presenciais. A equipe está ali sempre orientando, nos ajudando, conseguiram até que eu me aproximasse mais dos meus filhos e trabalhasse em conjunto com eles, que era uma coisa que eu não tinha tempo para fazer. A LBV não me abandonou em nenhum momento, é uma mãe para mim.”
Ao encerrar suas palavras, Janeide agradeceu a todos os que mantêm essa Casa Solidária:
“Todas as vezes que o pessoal da LBV traz uma doação, é quando estou mais necessitada. Sou muito grata a Jesus e a todos os doadores, à equipe da LBV e ao Paiva Netto, diretor-presidente da Instituição, por proporcionar esses momentos para mim e minha família”.
A sua doação transforma vidas. O seu gesto alimenta e renova esperanças! \o/
Por isso, LBV Lover, desejamos que essa parceria solidária prossiga e, juntos, continuemos a levar esperança para milhares de brasileiros que encontram-se em situação de risco social e insegurança alimentar.
Para ler outros conteúdos desta publicação, que é gratuita, clique aqui.