Semana da Consciência Negra é marcada por educação inclusiva e respeito à diversidade
Na oportunidade, os atendidos realizaram diversas atividades que promoveram o amor e o respeito ao próximo.
Vitória/ES — A marca de todas as ações promovidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) é o diferencial que ela traz para a vida de seus atendidos, tocando o cérebro e o coração de cada indivíduo, desenvolvendo o amor, o respeito e a empatia.
Por isso, a LBV realizou a 2ª edição da Semana da Consciência Negra, desenvolvida pela Oficina de Cidadania Ecumênica que integra o Criança: Futuro no Presente!.
LBV promove o respeito à diversidade =)

(Foto:Sandra Teixeira)
A oficina contempla o desenvolvimento de temáticas relacionadas às necessidades sociais e individuais dos atendidos e busca desenvolver temas que estimulem os valores éticos — afetividade, convívio, autoimagem, solidariedade, respeito mútuo, fortalecimento de vínculos, justiça, autocuidado, projeto de vida, diálogo, conteúdos informativos, etc — e a reflexão sobre os valores morais, sempre sob a perspectiva da Cultura Ecumênica e da Cultura de Paz, visando um trabalho em que o assistido se encontre com sua individualidade e se torne protagonista da sua vida.
A Semana da Consciência Negra na LBV ocorreu do dia 18 a 22 de novembro e foi marcada por uma programação especial e reflexiva. Dentre as atividades realizadas, vale destacar:
→ Dinâmica reflexiva sobre superação e perseverança;
→ Oficina de turbante e penteado;
→ Oficina de boneca Abayomi;
→ Oficinas com brincadeiras africanas;
→ Oficina de teatro;
→ Contação de histórias;
→ Pintura facial;
→ Desfiles.

Os atendidos participaram de uma Oficina de Teatro com o ator e estudante Kassandro Santos.
Na ocasião, a educadora social, Letícia Rodrigues, explicou um pouco sobre essa inciativa da LBV: “O objetivo desse projeto nasceu da realidade vivida pelos nossos atendidos. Cada vez mais a sociedade, as mídias e redes sociais ditam padrões de beleza, comportamentos e o que acham socialmente aceitável, mas somos diferentes, em cor, jeito, gênero e pensamentos, e quando as crianças e adolescentes não se veem nessa realidade imposta, ocorrem as frustações, ansiedade e a não aceitação. O intuito desse planejamento é desmistificar todas essas regras, valorizar as diferenças, mostrando a beleza da raça negra, e a construção da identidade e personalidade [das crianças]. De encontro a toda essa temática, elaboramos uma semana com atividades que levassem, além da cultura negra africana, o respeito às diversidades”.

A Tia Babaloo também esteve presente na Semana de Consciência Negra e garantiu a animação e muita contação de histórias para as crianças.
A educadora também contou a sua percepção das impressões dos atendidos sobre o tema: “Percebi que todos obtiveram uma experiência e visão individual do que necessitam. [Eles trouxeram] o que aprenderam durante as atividades trazidas pelos parceiros e pelos demais educadores. Ressalto ainda a grande importância que é ter uma equipe de educadores com o mesmo discurso de empoderamento, da busca da autoestima e da valorização do ser humano, pois, juntos trabalhamos para alcançar todos os atendidos”.
A assistida Raphaela Rodrigues dos Santos, de 11 anos, adorou as atividades e ressaltou: “Gostei muito das brincadeiras, foi uma semana legal e bem diferente. Na dinâmica do tio Marcello eu me emocionei muito, porque ele disse para ter fé em Deus e buscar sempre fazer o bem. Também gostei muito das histórias contadas pela Tia Babaloo; aprendi que precisamos respeitar as diferenças, amar ao próximo não pela cor da pele e sim pelo amor e amizade”. ♥

O consultor administrativo e de marketing, Marcello Gomes, desenvolveu uma dinâmica reflexiva com os atendidos.
Já o atendido Lucas Marques, de 13 anos, destacou: “Gostei muito das atividades físicas e também do que o tio Marcello falou sobre o amor, a esperança, do compartilhar e de nunca desistir dos nossos sonhos. Temos que ter fé, dizer não ao bullying e ao preconceito, e acreditar que podemos ser o que quisermos”.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Rodovia Serafim Derenzi, 1560 – Inhanguetá. Para outras informações, ligue: (27) 3232-3250 ou 3232-3254.