Você está aqui

Segurança no trânsito é tema de projeto da LBV

As crianças puderam aprender sobre a importância de respeitar as regras e ser cuidadoso nas ruas

Ipatinga, MG — Com o objetivo de despertar crianças e adolescentes para a conscientização a respeito das leis de trânsito, tornando-os cidadãos conscientes e críticos, a LBV desenvolveu, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, o projeto “Segurança no Trânsito”, coordenado pela educadora Débora Gonzaga.   

Débora Gonzaga

Ipatinga, MG — Com objetivo de trazer uma atividade diferente acerca do projeto “Segurança no Trânsito”, desenvolvido pela educadora social da LBV, Débora Gonzaga, a equipe do Instituto Raquel Barreto realizou uma palestra sobre o tema do projeto para as crianças e adolescentes. 

Neste projeto, as meninas e os meninos aprenderam informações básicas sobre formas, cores e significado das placas mais utilizadas no trânsito; do semáforo; da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas; bem como, atitudes solidárias no trânsito, referentes à segurança do pedestre e do próprio passageiro. Roda de conversa, pesquisas, vídeos, dramatização, palestra, confecção de desenhos, cartazes e jogos usando materiais recicláveis, foram algumas das atividades realizadas durante o projeto.

“Eu costumo respeitar os sinais de trânsito porque se eu não respeitar eu posso ser atropelado”, destacou o atendido Raylander da Silva, de 10 anos. Isabelle Cristine, 15 anos, citou ainda mais detalhes de seu aprendizado: “As orientações que recebi sobre o trânsito foram muito legais! Muitas coisas eu já sabia, aprendi principalmente que devemos respeitar as regras do trânsito, ser educado e solidário no trânsito porque assim evitamos muitos acidentes”.

Débora Gonzaga

Ipatinga, MG — As crianças e adolescentes confeccionaram com papelão diversas placas de trânsito e brincaram de Jogo da Memória. Todos se divertiram e gostaram da brincadeira. Mais uma vez, brincando e aprendendo.

O projeto contou também com o apoio do Instituto Raquel Barreto. Pedro Henrique, de 10 anos, também fez questão de se expressar sobre esta iniciativa: “Durante o projeto, achei tudo importante! Mas, o que mais gostei foi da palestra com o psicólogo Charles Barreto, que veio aqui na LBV e explicou tudo direitinho e fez muitas brincadeiras sobre o trânsito”.

O Instituto Raquel Barreto em Defesa da Vida – Trânsito Seguro é uma entidade sem fins lucrativos, em Ipatinga, que tem o objetivo de acolher as vítimas e famílias vitimadas pelo trânsito, oferecendo atendimento psicossocial, bem como desenvolver ações educativas no trânsito, com intuito de contribuir na conscientização das pessoas a necessidade de um trânsito mais humanizado, tendo em vista diminuir os índices de acidentes e preservação de vidas no trânsito.

Débora Gonzaga

Ipatinga, MG — A visita da equipe do Instituto Raquel Barreto deixou as crianças e adolescentes muito animados. Brincando, eles mostraram as regras básicas que todos devem obedecer para que possamos ter um trânsito mais seguro, sem acidentes.

“Atualmente, existem muitos veículos nas ruas, as crianças e adolescentes saem mais de casa e, na maioria das vezes, sem a companhia de um responsável por perto. No percurso que eles fazem até chegar à LBV, deparam com semáforos, faixa de pedestre, placas, os meios de transportes e um fluxo maior de pedestres nas avenidas de nossa cidade. Diante dessa realidade, faz-se necessário abordar com os nossos usuários conceitos de segurança no trânsito”, disse a educadora social Débora Gonzaga.

Vale ressaltar que essa atividade educativa faz parte da campanha "Vá sem pressa. Faça uma prece", da LBV, que tem o objetivo de conscientizar os motoristas e os pedestres sobre suas responsabilidades nas vias públicas, além disso, incentivar para que todos tenham respeito e diálogo em qualquer situação.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Ipatinga/MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.