Você está aqui

Saúde em foco: Crianças da LBV aprendem a combater mosquito da dengue

Por meio de vídeos, a Instituição mostrou como evitar a proliferação do Aedes aegypti, evitando o avanço de doenças como a zika vírus e a chicungunya.

Em 2015, Araçatuba registrou, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, 1.672 casos de dengue. E o índice, infelizmente, ganhou mais corpo no início deste ano. Em janeiro, a cidade contabilizou 140 novos registros da doença. Como a situação exige cuidados, a Legião da Boa Vontade (LBV) organizou, nessa semana, em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde do município, uma palestra educativa sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, também vetor da febre chicungunya e do zika vírus.

Moisés Alberto
Os pequenos aprenderam, durante a atividade, que ações simples podem ser muito efetivas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya.

Por meio de vídeos e panfletos, as agentes de endemias Marli Sabotto e Elis Regina Alves elencaram dicas importantes de combate e prevenção às doenças, mostrando como evitar a proliferação do mosquito. De maneira lúdica, os participantes do programa Criança: Futuro no Presente! puderam compreender que a solução pode estar nas simples atitudes diárias. “Tenho um cachorro e a partir de agora vou ficar mais atenta, trocar sempre a água da vasilha e observar se há objetos com água parada em meu quintal”, observou Mariany, de 9 anos.

“O nosso trabalho conta com parcerias para, juntos, combatermos os criadouros. Conheço o trabalho da Legião da Boa Vontade e sei de seu empenho em cuidar bem das crianças que aqui são atendidas. Que Deus abençoe a todos, e obrigada por estarem conosco, preocupando-se em orientar aos pequenos”, disse Elis.

Moisés Alberto
Os pequenos assistiram a diversos vídeos de orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito. Atenção a isso, garotada!

O atendido Kevin Ryan, também de 9 anos, mostrou que entendeu direitinho o assunto. “Aprendi que o mosquito pode se reproduzir em qualquer lugar que tenha água parada, como pratinhos de plantas. O ideal é acrescentar areia e limpar sempre”, comentou.

Silvana Souto, assistente-responsável da Instituição, reitera que essas iniciativas da Legião da Boa Vontade têm por objetivo conscientizar o público infantojuvenil, de maneira que todos percebam a responsabilidade para com a própria saúde. “Precisamos dar o exemplo e procurar fazer o melhor, sempre alertando os nossos atendidos sobre o cuidado que devemos ter no armazenamento de objetos em casa. Caso contrário, poderá surgir criadouros, colocando em risco o bem-estar da família e dos vizinhos”, enfatizou.

Em Araçatuba, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Alziro Zarur, 30 — Jardim Guanabara. Para outras informações, ligue: (18) 3631-0797.

Leia também:

Xô, mosquito! LBV promove palestra e reitera prevenção à dengue
No Recife, LBV intensifica ações na prevenção ao mosquito Aedes aegypti