Saiba que aprender Matemática pode ser fácil e divertido
Muitos alunos acham que a disciplina é chata e complicada. Na Escola da LBV em Curitiba, as crianças aprendem os cálculos enquanto brincam.
Curitiba, PR — Pense em datas comemorativas do mês de maio e você certamente apontará o Dia das Mães. Se fizer um exercício mais profundo de memória, talvez lembre o Dia do Abraço. No Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade (LBV), os alunos aprenderam que há outra data que merece destaque: o Dia Nacional da Matemática.
Vamos investir no futuro? AJUDE A LBV!
E já que o calendário oferece um dia especialmente dedicado à disciplina, a Escola da LBV prestou sua homenagem e desenvolveu divertidas gincanas matemáticas, a fim de incentivar o gosto por essa matéria curricular. Todas as séries entraram no clima das comemorações e realizaram atividades lúdicas adequadas às suas faixas etárias.

Nas turmas do Pré 1 e 2, por exemplo, os educandos participaram da gincana “Caça às bolinhas”. Nessa ação, os alunos tinham que pegar bolas coloridas que foram espalhadas pela quadra poliesportiva da Instituição, colocando-as na caixa de sua respectiva cor. Ao final da atividade, os pequenos fizeram a contagem das bolinhas, identificando qual grupo somou mais pontos.
Em outra atividade, os alunos participaram de um animado Boliche Matemático. O objetivo era o mesmo: derrubar a maior quantidade de pinos. Nessa brincadeira, no entanto, cada peça possuía uma numeração. Após a jogada, cada grupo somava os pontos correspondentes nos itens derrubados. A turma vencedora foi aquela que somou mais pontos.
Quem disse que o ensino de Matemática é chato e complicado? As gincanas reservaram muitos momentos de diversão, mostrando que é possível aprender brincando. “As crianças ficaram muito entusiasmadas, a satisfação estava estampada nos rostos dos pequenos. Foi um evento diferente, elas puderam brincar e extravasar, além de aprender”, ratificou a coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, Josiane D’Emengeon da Rosa de Almeida.
“Eu gosto de estudar matemática aqui na LBV porque é muito divertido! A gente brinca e aprende. Quando eu faço as atividades, eu aprendo e gosto cada vez mais. E isso vai ajudar no meu futuro, porque eu já vou saber bastante coisas”, completou Giovanna Ayumi Brujnolo, participante do Projeto de Apoio aos Ex-alunos (PAEx).
Multiplicando o aprendizado
A atividade extracurricular não fugiu à regra das demais ações da Escola da LBV e foi permeada pela Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico, inovadora linha pedagógica criada pelo educador Paiva Netto. A proposta, aplicada, com sucesso, em todas as unidades socioeducacionais da Entidade, propõe um novo modelo de aprendizagem, promovendo uma “visão além do intelecto”, como preconiza seu idealizador.

“Em nossa Escola, as atividades trabalhadas com os alunos são minuciosamente pensadas e repensadas, considerando o interesse e a necessidade de cada aluno. O resultado de todo o empenho, dedicação e carinho se reflete no interesse dos alunos pela aula, inclusive na matéria de Exatas”, ressalta Josiane.
+ Conheça as nossas ações em Curitiba, PR
Assim, nas aulas da LBV, os alunos subtraem dúvidas, multiplicam talentos, dividem experiências e potencializam o aprendizado. “Sabe-se que as matérias dessa área exigem dos alunos muita concentração, raciocínio lógico e dedicação. Diante disso, a Pedagogia do Afeto traz uma proposta diferente para o aluno, uma proposta que alia o sentimento ao desenvolvimento cognitivo, de maneira que o carinho e o afeto mediem todo o conhecimento”, conclui.
Em Curitiba, PR, o Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Padre Estanislau Trzebiatówski, 180 — Boqueirão. Para outras informações, ligue: (41) 3386-8430.
LEIA TAMBÉM:
+ Alunos da LBV visitam Casa de Leitura e se divertem com universo dos livros
+ 10 dicas para garantir uma alimentação saudável