Que tal falar sobre a amizade?
Crianças da LBV em Franca falam sobre a importância de fortalecer a amizade sincera.

Como ensina o educador Paiva Netto: "Amizade nascida no ideal do bem não se desfaz nunca".
Franca, SP — Amizade quando sincera é duradoura. E quem não gosta de ter uma longa conversa com um bom amigo, não é mesmo? A Legião da Boa Vontade incentiva que os seus atendidos cultivem bons amigos, para que possam se tornar cidadãos conscientes e companheiros dos animais, da natureza e das pessoas.
Em Franca, esse tema norteou as atividades no último semestre. Diversas ações falaram sobre como manter uma boa amizade: “Um bom amigo tem que ter amor, ajudar de bom coração, respeitar, ser legal”, afirma a pequena Laysla Gabriele, de 9 anos. Ser alegre, dividir os brinquedos também faz parte dessa lista do bem. Por meio do 'Correio da Amizade', os pequenos enviaram uns aos outros recadinhos de agradecimento. Laysla compartilhou com a gente a cartinha que recebeu da amiguinha Ana Julia, 9 anos: “Laysla, você para mim é uma irmã, porque sempre me ajuda nas horas difíceis, e eu te ajudo”. \o/

As turmas conversaram entre si por meio do correio da amizade.
Outra atividade super legal foi a customização de camisetas com palavras e desenhos representando esse elo importantíssimo que une os seres humanos. “A proposta era que, utilizando a técnica de pintura em pano com sombreamento, as crianças e os adolescentes contassem com a ajuda dos amigos, pois ao optar por realizar só, poderia ter dificuldades para concluir o trabalho. Me surpreendi com o resultado”, relata Flávia Alves, educadora da LBV que promoveu a ação.

Com criatividade, os pequenos criaram dicas para que todos possam ser bons amigos.
O espírito de equipe e o bom clima de amizade foi geral. Juntos, eles dividiram as tintas, ajudaram na limpeza para manter sua arte com boa qualidade, auxiliaram uns aos outros, cooperaram e ensinaram. E nesse ambiente fraterno, o resultado não poderia ser melhor: cartazes criativos, cartas e recadinhos alegres. Até música criaram ensinando a todos o bom companheirismo.

Em uma das etapas, os meninos e as meninas fizeram pintura em tecido.
Na LBV, todas as ações são permeadas pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, linha inovadora criada pelo educador Paiva Netto. A proposta é fundamentada em valores espirituais, éticos e ecumênicos e tem o objetivo de promover a formação integral do ser humano, pois o considera como um ente espírito-biopsicossocial, além de incentivá-lo à não adoção de quaisquer comportamentos ou atitudes preconceituosas. Educar para o respeito às diferenças é fator essencial para a construção da Cultura de Paz.

As crianças mostram a arte que produziram durante a oficina.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Franca, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Torquato Caleiro, 915, Vila Nicácio. Informações pelo telefone: (16) 3720-9077.