Você está aqui

Qual o papel da família durante a gestação?

Gestantes atendidas pela LBV participam de roda de conversa sobre o tema

Vitória/ES — Um dos momentos mais importantes na vida da mulher é na gestação. A chegada de uma criança ilumina a casa, muda a rotina, traz vida (no melhor significado da palavra) para todos da família.

Pensando em promover um espaço saudável e de conhecimento, a LBV promoveu, dia 16, um bate-papo sobre o papel da família e o estabelecimento de vínculos durante a gestação com as futuras mamães atendidas pelo programa Cidadão-Bebê.

A conversa foi mediada pelas técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que integram a Secretaria Municipal de Assistência Social, que sempre estão auxiliando este trabalho da Instituição.

Sandra Teixeira

As técnicas do CRAS Érika Martins e Clarissa Feitosa conversaram com as gestantes sobre o papel da família e o estabelecimento de vínculos a partir da gestação.

Na oportunidade, as técnicas Érika Martins e Clarissa Feitosa falaram sobre o papel da família e o estabelecimento de vínculos, ressaltando que essa construção começa no pré-natal, com a comunicação fisiológica e emocional que existe entre mãe e bebê.

O vínculo se fortalece durante o desenvolvimento infantil. Na família, a criança precisa encontrar atenção, proteção e estabelecimento de limites, por meio dessas ações ela sente-se aceita e protegida.

Mônica Lima da Conceição, 19 anos, soube do curso de gestantes na Unidade de Saúde onde é atendida e disse que “adquiriu muitas informações sobre a rede assistencial de serviços e que na LBV tem a oportunidade de adquirir mais conhecimento, encontrou apoio emocional e está se sentindo segura para ter uma gestação saudável”.

Erika Martins, assistente social do CRAS, falou sobre a necessidade do trabalho em rede, porque sozinhos não dão conta de toda demanda. “O trabalho é um conjunto, um complementa o outro e isso é importante para os equipamentos [ órgãos e programas que fazem parte da rede socioassitencial de serviços] e principalmente para a comunidade”.

O programa Cidadão-Bebê colabora diretamente para o fortalecimento dos laços maternos e para a superação dos desafios iniciais da gravidez e do pós-parto.

Durante o curso — que tem duração de 3 meses — as gestantes participam de atividades reflexivas e palestras educativas na área da saúde, cuidados com o recém-nascido, amamentação, alimentação saudável, direitos da mulher e da criança, direitos sociais, exercícios na gestação, geração de renda, entre outros. Ele é mediado por psicóloga e assistente social da LBV, além de convidados especializados na área de gestação.

A Legião da Boa Vontade presta um atendimento de qualidade que abrange desde crianças a idosos e suas famílias. No Brasil, são 82 unidades socioeducacionais entre escolas de educação básica, escola de capacitação profissional, lares para idosos e Centros Comunitários de Assistência Social que resgatam em cada atendido a sua autoestima e transformam para melhor a sua realidade. Além disso, o local é seja seguro e o trabalho de qualidade, com a atuação de profissionais e voluntários capacitados.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Vitória/ES, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rodovia Serafim Derenzi, 1560 — Inhanguetá. Para outras informações, ligue: (27) 3232-3250.