Você está aqui

Projeto lúdico da LBV reitera importância de uma alimentação saudável

Na ação, as crianças realizaram diversas pesquisas e participaram de palestras que culminaram na produção de um livro de receitas.

Ipatinga, MG — Durante dois meses, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu, por intermédio da Oficina de Cidadania Ecumênica, do programa Criança: Futuro no Presente!, o projeto Alimentação Saudável. A ação lúdica mostrou à garotada a importância de consumir um cardápio equilibrado e saudável, contribuindo assim para a manutenção da saúde.

Álida Santos
Durante a iniciativa, as crianças colocaram a mão na massa e, com as orientações da educadora Patrícia Costa, preparam um bolo de maçã.

No projeto, as crianças e os adolescentes realizaram diversas pesquisas e participaram de palestras com nutricionistas, que culminaram na produção de um livro de receitas. “Para termos um corpo e uma mente saudáveis, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Procuramos mostrar a importância de uma boa alimentação”, ressaltou a educadora social da LBV, Patrícia Costa.

Aposte num futuro melhor; AJUDE A LBV!

Numa das atividades, os atendidos conversaram com a graduanda em Nutrição Ana Flávia Machado Dias. Na oportunidade, ela incentivou as crianças a comerem frutas, legumes e verduras, além de alertá-las sobre doenças que podem ser adquiridas ao consumir alimentos com grande quantidade de gordura e açúcar.

“É muito importante se alimentar bem desde a infância para que não tenha doenças futuras como diabete, hipertensão, doenças crônicas. As crianças levarão estas orientações para casa e precisamos conscientizar também os pais, porque eles preparam as refeições. Foi bem interessante participar desta atividade”, destacou Ana Flávia.

Álida Santos
As crianças ficaram encantadas ao verem o bolo de maçã que elas ajudaram a preparar com a ajuda da educadora Patrícia Costa.

A atendida Emilly, de 12 anos, aprovou o projeto lúdico e elogiou o cardápio oferecido pela Instituição. “Aprendi que devemos comer salada, arroz, feijão, o que é bom para saúde. Eu gosto muito da alimentação que recebo na LBV porque tem tudo que a Ana Flávia falou. Temos o café da manhã, depois o almoço com arroz, feijão, beterraba, saladinha de tomate com alface, couve, carne, nunca exageradamente, e um tempero muito gostoso”, disse.

As educadoras ficaram satisfeitas com o resultado deste trabalho. “Pôde-se perceber que muitas crianças que antes não comiam alguns legumes e verduras passaram a ingerir estes alimentos. Outro ponto positivo foi o estreitamento dos vínculos familiares, pois as crianças levaram o Livro de Receitas para casa e prepararam algumas receitas juntamente com seus familiares”, destacou a educadora Kamilla Britto.

Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.

LEIA TAMBÉM:
Crianças da LBV encantam alunos da Apae com espetáculo teatral
Quer cuidar do planeta Terra? Faça como as crianças da LBV!
Famílias atendidas pela LBV aprendem sobre consumo consciente