Você está aqui

Projeto lúdico levará peça teatral das crianças da LBV ao Teatro Municipal Vera Cruz

Até a data da apresentação, os atendidos seguirão participando de ações artísticas ministradas pela crítica literária Danúzia Fernandes Brandão.

Uberaba, MG — Já imaginou contar várias lendas folclóricas no palco de um teatro e para um grande público? As meninas e os meninos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) terão essa oportunidade, graças a um projeto cultural realizado pela Instituição em parceria com a crítica literária Danúzia Fernandes Brandão, coordenadora da iniciativa “Protagonizando em Rede Cultural”, do Ministério da Cultura.

AJUDE A LBV a promover uma infância mais segura!

Essa experiência já tem data e hora para acontecer: no dia 14 de outubro, no Teatro Municipal Vera Cruz. Até a data da apresentação teatral, os integrantes do programa Criança: Futuro no Presente! seguirão participando de ações artísticas ministradas pela amiga de Boa Vontade. Por meio de contação de histórias, Danúzia está construindo, com o apoio das crianças, o enredo da peça teatral, que contará algumas lendas do folclore brasileiro.

Patricia Pacheco
Na Oficina de Arte e Cultura, a educadora Danúzia Brandão se reúne com as crianças e os adolescentes atendidos pela LBV e discutem possibilidades para a peça teatral que será apresentada no Teatro Municipal Vera Cruz.

Em outro momento do projeto, os atendidos destacaram, por meio de um painel exposto num dos ambientes do Centro Comunitário da LBV, momentos marcantes de suas vidas. “Isso é importante para que eles se percebam como pessoas portadoras não só de direitos, mas também de uma vida, de uma história. Quando a gente identifica detalhes da nossa vida, começa a perceber que é atuante no lugar em que se está e se posiciona de maneira mais crítica. Utilizando a literatura e a leitura, nós conseguimos com que eles se percebam prontos para uma cidadania ativa, uma criação de um papel essencial que eles têm com o futuro”, afirmou a crítica literária.

O atendido Lucas, de 12 anos, ressalta o quanto essas atividades têm sido interessantes para ele: “Eu aprendi mais sobre os meus colegas, eu achava que eles eram perfeitos em tudo, aí a gente viu que eles também precisam melhorar. Isso ajuda a gente. Estou gostando de participar da peça, eu sou o narrador, é muito legal, eu me senti especial, sabe? Depois que eu vim pra LBV mudou muitas coisas na minha vida. A assistente social ajuda muito a gente”.

Estratégias de aprendizado

A Legião da Boa Vontade promove, ao longo do ano, diversas oficinas com os participantes do programa Criança: Futuro no Presente!. A Oficina de Arte e Cultura, por exemplo, trabalha várias linguagens artísticas, formas de se expressar sempre enaltecendo boas atitudes e incentivando a busca do conhecimento. E o teatro, é claro, está em evidência porque desenvolve uma série de habilidades necessárias à vida, daí a importância de que seja vivenciado desde a infância.

Patricia Pacheco
As atividades artísticas ocorrem num clima de descontração!

A garotada aprovou a iniciativa cultural e participa ativamente da elaboração do enredo e das personagens. A cada encontro, as crianças apresentam, numa roda de conversa, novas ideias para a apresentação de outubro, tornando o processo de criação mais rico! “O teatro está sendo muito legal, eu faço o papel de um aluno. A gente também conheceu mais sobre nossos amigos, que eles esperam e o que a gente pode fazer para ajudar eles.Eu vim pra LBV e a minha vida ficou mais tranquila, comecei a ver o que é bom”, conta Emanuel, de 13 anos.

“Sou uma colaboradora, conhecia o trabalho, é um passo muito grande para minha profissão trabalhar com a LBV. Eu passava aqui na porta e via as crianças. Como educadora, sempre tive vontade de entrar para participar, ser voluntária de alguma forma. É maravilhoso estar com eles! Tem sido uma experiência muito interessante, gratificante”, completou Danúzia.

Todas as atividades desenvolvidas pela Entidade são firmadas na inovadora proposta educacional criada pelo educador Paiva Netto. Composta pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, tal proposta visa promover a formação integral de crianças e adolescentes, aliando valores ecumênicos aos conteúdos pedagógicos, educando, dessa forma, “Cérebro e Coração”.

Em Uberaba, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Iguatama, 160 — Abadia. Para outras informações, ligue: (34) 3312-4132.

LEIA TAMBÉM:
Na LBV, o incentivo à leitura começa na infância!
Peças artísticas da LBV levam divertimento a alunos da Escola João Amparo Damasceno