Você está aqui

Projeto lúdico da LBV homenageia Sala Egípcia do Templo da Boa Vontade

As crianças e os adolescentes conheceram, por meio de vídeos e atividades artísticas, as contribuições desse povo à Humanidade. Uma viagem sem sair do lugar!

São José dos Campos, SP — Neste mês, um dos importantes ambientes do Templo da Boa Vontade (TBV), a Pirâmide das Almas Benditas, a Pirâmide dos Espíritos Luminosos, completa 20 anos de existência: a Sala Egípcia. E para pontuar a marca, os educadores sociais da Instituição prestaram uma homenagem ao espaço, realizando, no início deste mês, um projeto lúdico sobre a cultura e os costumes do Egito.

Leida Genari de Lima
Por meio do projeto lúdico, as crianças visitaram a Sala Egípcia sem sair da sala de atividades. A atividade foi registrada pela equipe de reportagem da Boa Vontade TV (canal 20 da SKY e 212 da Oi TV).

Assim, as meninas e os meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente!, da Legião da Boa Vontade (LBV), viajaram para o Egito sem sair da sala de atividade! Uma viagem sem escalas para o mundo do conhecimento. O "roteiro turístico" incluiu, entre outras ações, a exibição de filmes e documentários acerca das contribuições dos egípcios à Humanidade. Na segunda fase do projeto, as crianças testaram sua criatividade e confeccionaram, com materiais recicláveis, diversos objetos e monumentos que têm relação com esse povo, como vestimentas e pirâmides.

“O que mais lhes chamou à atenção foi esse sentido místico, cultuado pela nação, e a crença numa outra vida. Aproveitamos também para reforçar a importância de valorizar e respeitar a pluralidade cultural, que é a verdadeira riqueza de todos nós”, destacou o educador social Cleiton Paulino.

Leida Genari de Lima
As crianças e os adolescentes conheceram um pouco mais sobre as contribuições da civilização egípcia à Humanidade por meio de vídeos educativos e documentários.

Empolgado com o projeto, o atendido José Wladimir, de 9 anos, agradeceu à Entidade pelos divertidos momentos vivenciados. “Aqui a gente aprende muitas coisas legais e ficamos felizes ao mesmo tempo. Adorei saber também sobre a Sala Egípcia”, comentou.

Sala Egípcia

Inaugurada em 20 de outubro de 1995 pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, a Sala Egípcia celebra a cultura milenar dos egípcios, que acreditavam na Vida Eterna e entendiam que a morte terrena nada mais era do que uma passagem para um Outro Mundo. Por isso, na entrada do ambiente, está a seguinte inscrição em hieróglifos: "Os mortos não morrem", assertiva de Paiva Netto, registrada também em português, inglês, italiano, espanhol, francês, alemão, chinês, esperanto e japonês.

Leida Genari de Lima
Os atendidos entraram no clima do projeto especial e decoraram a sala de atividades com diversas gravuras e símbolos que lembram a cultura egípcia.

Quem visita o ambiente pode apreciar, entre outras coisas, afrescos que reproduzem a grande esfinge de Gizé, o próprio Vale de Gizé, com as três pirâmides: Quéops, Quéfren e Miquerinos, além de conhecer a mobília da época, graças à recriação das peças, feita pelo artista plástico Marciel Oehlmeyer.

Em São José dos Campos, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Avenida Manoel Vieira, 4219 – Residencial União. Para outras informações, ligue: (12) 3921-7225.