Você está aqui

Projeto esportivo apoiado pela LBV é destaque em série especial da ONU

A série, produzida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, relata como o esporte colabora para afastar os jovens da violência e das drogas.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) está divulgando, neste mês de outubro, uma série de vídeos para ressaltar como o esporte é capaz de transformar a vida de jovens em todo o mundo. E a série especial, representada pela #ChooseSport, guardou dois episódios para destacar o trabalho do projeto social Geração UPP, desenvolvido na Comunidade da Providência, no centro do Rio de Janeiro, e que conta com o apoio da Legião da Boa Vontade (LBV), Super Rádio Brasil (AM 940), Prime Esportes e Boomboxe. \o/

Nos episódios, os jovens atletas apoiados pela LBV, por meio da campanha Esporte é vida, não violência!, relatam como o esporte os afastou da violência, criminalidade e drogas, mudando suas vidas. Essa parceria de sucesso proporcionou a montagem das salas de artes marciais, além da doação dos quimonos, tatames e o apoio logístico em campeonatos, como inscrições, alimentação e transportes.

Acompanhe, abaixo, na quarta parte da série especial da UNODC, a história de Camila Mariano, de 17 anos, que começou na luta livre em 2016 e falou como o esporte a ajudou a ter um bom comportamento e se reaproximar da escola.

No episódio seguinte, o jovem Victor Hugo Viera Matos, de 20 anos, conta sua trajetória de vida. Ele iniciou a prática esportiva no projeto, aos 16 anos, conquistando medalhas em diversos campeonatos. Hoje, é instrutor de Muay Thai. Veja como o esporte transformou a sua vida e a dos jovens atletas da Geração UPP:

RECONHECIMENTO

A gravação dos vídeos foi acompanhada pelo sr. Nívio Nascimento, do UNODC. Na oportunidade, o visitante conheceu as ações esportivas desenvolvidas pelo projeto, que oferece aulas gratuitas de jiu-jítsu, judô, muay thai, taekwondo, Karatê e capoeira, ministradas por policiais graduados em artes marciais, a cerca 3.800 crianças, adolescentes, jovens e adultos de 19 comunidades do Estado.

Além disso, a iniciativa promove passeios culturais, palestras educativas e de cidadania e incentivo ao estudo.

Sobre o projeto apoiado pela LBV, Nascimento destacou: “O problema da violência, das drogas, é enorme. E ele só vai ser enfrentado com o maior número de parceiros, por meio de parcerias, e a gente vê com muito bons olhos essa associação entre LBV e Polícia Militar".(...) Estamos realizando essa série de vídeos justamente com foco na conscientização sobre o poder de transformação do esporte. (...) Tivemos a ideia de vir aqui, gravar algumas imagens dos professores e dos alunos, procurando mostrar como o esporte é importante na transformação das pessoas e na construção de uma cultura de paz”.

FORMANDO ATLETAS — E CIDADÃOS

Criado com o objetivo de socializar jovens moradores de comunidades recém-pacificadas, o projeto social Geração UPP acabou se tornando uma plataforma de descoberta de talentos das artes marciais. Além das centenas de conquistas nos mais diversos estados do território nacional, o time também conquistou um título internacional no maior campeonato de jiu-jitsu do mundo, o da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), na Califórnia, EUA.