Você está aqui

Projeto de artes inspira crianças e adolescentes da LBV de Niterói

Uma experiência inovadora e lúdica que eles adoraram fazer

Niterói, RJ — O projeto Artistas Brasileiros trouxe um novo olhar para as crianças e jovens atendidos pela LBV. Por meio da criatividade, eles puderam expressar seu lado crítico ao analisar diversas pinturas e quadros conhecendo a história e o estilo de cada peça. Uma experiência inovadora e lúdica que a turminha adorou fazer. 

Danilo Lima da Silva

Com o auxílio dos educadores sociais Adriana Prereira  e Clemilson Nobre, a garotada deu asas à imaginação.

As obras de alguns artistas brasileiros serviram de objeto de estudo e inspiração. “Para mobilizar a turma, mostramos fotos de obras diversas utilizando a internet no laboratório de informática, vivenciando as obras de Candido Portinari, Tarsilla do Amaral, Romero Britto, entre outros. Os adolescentes observaram pinturas, desenhos, quadros clássicos, decorativos e surrealistas. Depois, os convidamos a observar e escolher as imagens que mais se identificaram. Após, fizemos um diálogo sobre desenho e pintura, assim como as emoções que são caminhos para expressar nossa percepção do mundo e da realidade”, destacou a educadora social Adriana Pereira.

Danilo Lima da Silva
A criatividade falou bem alto

Por fim, com a mão na massa, a produção coletiva foi preparada num ambiente especial, com cavaletes feitos de papelão, aquarela com copinhos de café, pincéis, tintas e folha A3 para as telas. Aos poucos, todos se envolveram na atividade, reforçando a confiança, a autoestima e, em conjunto, atingiram seus objetivos: transpor para a realidade sua percepção do mundo e a emoção que desejam expressar por meio dos trabalhos artísticos.

Thifani Cristine Ribeiro, 13 anos, destacou: “foi muito legal participar desse projeto, eu nem acreditava que conseguiria, mas a gente recebeu muito incentivo dos educadores pra continuar. Trabalhei com tinta, foi uma experiência incrível! O que mais gostei foi sentir que eu sei o que faço. Fiz o desenho da minha própria cabeça. A lição que aprendi foi acreditar que eu posso fazer as coisas que quero”.

A arte desperta os sentidos humanos, utilizando a linguagem universal, trabalhando a cultura, trazendo a identidade de cada indivíduo e auxiliando no desenvolvimento da criança e do adolescente, contribuindo ainda para a formação de cidadãos ecumênicos.

Parabéns a todos os artistas mirins!

O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Niterói, está localizado na Alameda São Boaventura, 474 – Fonseca. Telefone para informações: (21) 3628-8660.