Você está aqui

Programação — 23º Congresso Internacional de Educação da LBV

Tema: “Estratégias para aulas remotas — tecnologia, jogos e inclusão: uma visão além do intelecto”

28 de junho de 2021 (segunda-feira) — 19h30

“Educação inclusiva — Intervenções pedagógicas e práticas nas escolas de Portugal”.
Palestrante: Donalda Baeta, Mestre em Psicologia da Educação, com especialização em Necessidades Educacionais Especiais; professora doutora honoris causa em Ciências da Educação e Neuroeducação; e psicóloga, com especialização nas áreas Educacional e de Reabilitação pela Universidade do Algarve, em Portugal.

“As aprendizagens da escola na pandemia”.
Palestrante: Júlio Furtado, Doutor em Educação pela Universidade de Havana, em Cuba; mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); consultor educacional; palestrante; escritor; e professor de pós-graduação e do ensino básico.

Prática pedagógica 1: O programa “LBV — Potencializando Habilidades” tem percorrido caminhos com resultados positivos e inspiradores, utilizando estratégias diversificadas para atender aos diagnósticos de estudantes. Os alunos típicos também podem ser envolvidos nas ações do PPH, que vamos conhecer! 

Prática pedagógica 2: Projeto “Conectando Corações”: conheça uma ação interdisciplinar de professores que fizeram despontar os talentos dos estudantes, na manifestação particular de cada perfil, na arte de escrever poemas, desenhar ou fazer músicas. A timidez foi ficando de lado... O tema? A esperança! 

29 de junho de 2021 (terça-feira) — 19h30

“O movimento, o intelecto e o afeto: a base da Psicomotricidade para a escola e a família em tempos de aulas remotas”.
Palestrante: Fátima Alves, Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente; docente da pós-graduação presencial e coordenadora de pós-graduação em Psicomotricidade da AVM Educacional, da Universidade Cândido Mendes (UCM) e da licenciatura à distância em Pedagogia da Faculdade Unyleya, no Rio de Janeiro.

Prática pedagógica 3: Família e escola numa parceria ainda mais fortalecida durante as aulas remotas: como estimular as crianças que estão ficando em casa? Materiais recicláveis podem se transformar em jogos que trabalham as habilidades infantis de alunos típicos e dos que possuem diagnósticos.

Prática pedagógica 4: Atividades para um bom desenvolvimento motor, materiais reciclados e adjetivos: o que eles possuem em comum? Podem ser utilizados para estimular os estudantes em casa!

Prática pedagógica 5: As aulas para estudantes do Ensino Fundamental (crianças e pré-adolescentes) requerem criatividade e movimento dos professores em seus planejamentos. As atividades que vão para casa precisam ser prazerosas, motivando-os a estudar. Vamos conhecer jogos e aplicativos para trabalhar conteúdos de diversas disciplinas da matriz curricular.

Prática pedagógica 6: Equipes de Convivência em sua atuação à distância, no acompanhamento dos Centros Comunitários de Assistência Social da LBV: estratégias para crianças e jovens nos conteúdos e o suporte dos profissionais de psicologia aos usuários.

30 de junho de 2021 (quarta-feira) — 19h30

“Estratégias para aulas remotas — tecnologia, jogos e inclusão: Uma visão além do intelecto”.
Palestrante: Suelí Periotto, Doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV.

Prática pedagógica 7: A Educação Física apresenta papel fundamental em suas atividades direcionadas também às crianças pequenas, com benefícios que se estendem em todos os aspectos do desenvolvimento infantil.  Mesmo em tempos de pandemia, o estímulo às atividades físicas deve continuar! 

Prática pedagógica 8: Como conduzir em casa atividades pedagógicas: um livro que vira oficina e faz arte; jogos on-line; ferramentas digitais; criando vínculo na educação infantil; e o lúdico sendo utilizado para aprender os conteúdos.

Prática pedagógica 9: Aulas remotas sem distanciamento emocional: vínculos entre professores e alunos criados nas experimentações do Ensino Fundamental (Séries Iniciais). Vamos conhecer atividades de Música, Matemática e História? Aprenda a gravar videoaula, usar redes sociais e recursos audiovisuais.

Prática pedagógica 10: Uma Escola Técnica que adaptou suas atividades práticas de Rádio e TV, fechando 2020 com Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) representativos das mais variadas propostas: vamos conhecer trechos do resultado de uma experiência inovadora.