Você está aqui

Programa social da LBV promove transformação na vida de família mineira

“Com o apoio da LBV ele foi interagindo com as pessoas e aprendendo que conversar é melhor para viver"

São Sebastião do Paraíso, MG — Vinda de uma família de 14 irmãos e de uma vida com inúmeros desafios, a senhora Patrícia Martins encontrou apoio na Legião da Boa Vontade.

Em 2013, ela já havia constituído família, trabalhava como faxineira, não tinha mais o esposo para ajudá-la nos cuidados com os 4 filhos: Emmanuel, 11; Elizabete, 9; Sarah, 7 e Sérgio, 1 ano. Naquela época, Patrícia havia percebido o quanto seu filho mais velho estava com dificuldades de se relacionar com outras pessoas. Foi então que ela procurou a LBV.

Desde então, Emmanuel passou a integrar o programa Jovem: Futuro no Presente!, que é desenvolvido no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV e promove oficinas de cidadania ecumênica, artes, atividades esportivas, música e informática. Além disso, oferece alimentação balanceada e acompanhamento social, incentivando os integrantes a aprender mais e a desenvolver habilidades. Para os pais e responsáveis, o programa também possibilita que o jovem fique longe dos perigos das ruas ou do isolamento enquanto ele está trabalhando.

“Com o apoio da LBV meu filho Emmanuel foi interagindo com pessoas de outras idades, condições sociais, religiões e foi aprendendo que conversar é melhor para viver. Passou a gostar das aulas de violão, informática e artesanato. O comportamento dele mudou muito, passou a ser mais obediente, a se interessar pelas atividades em grupo, aprendeu a ajudar as pessoas e a vida da minha família melhorou. Quando estou passando por algum problema, eles aqui estão prontos para me ajudar”, disse a mãe muito feliz.

Cicera Aparecida Couto
Futuro no Presente!

Hoje com 15 anos, Emmanuel também falou sobre o que tem aprendido no programa e sobre seus sonhos para o futuro: “Consegui mais amigos, melhorei na escola, deixei de ser briguento e preguiçoso. Aprendi a ajudar em casa, ajudo a cuidar do meu irmão, lavo louça. O que eu mais gosto aqui é que tratam as pessoas com respeito, dignidade, companheirismo e educação. As mochilas cheias de material pedagógico ajudaram muito. Na minha casa somos 4, três precisam de material e minha mãe não tem condições de comprar tudo”.

O jovem refere-se à mochila e o uniforme entregues pela LBV todo início de ano com a campanha Criança Nota 10! Neste ano, mais de 17 mil crianças e adolescentes foram beneficiados com o kit pedagógico para que tenham um material de qualidade para o ano letivo.

Cheio de esperanças e planos, Emmanuel disse todo convicto sobre o seu futuro: “Eu quero ser engenheiro na aeronáutica ou professor de matemática”. E com certeza ele conseguirá!

Fortalecendo vínculos

O diferencial do trabalho da LBV para o fortalecimento de vínculos das famílias atendidas se evidencia por meio de visitas domiciliares, encontro de famílias, atendimento individual e familiar. “Nós levantamos as problemáticas e realizamos orientações de direitos e deveres, encaminhamos para a rede de serviços como o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Ministério Público, além de realizarmos encaminhamentos para os responsáveis e membros das famílias a se candidatarem a vagas de emprego”, explicou a assistente social da LBV, Cícera Aparecida Couto.

Este atendimento foi muito benéfico para a família da senhora Patrícia, que vinha enfrentando o problema do desemprego, da falta da figura paterna há 9 anos, dificuldade no ambiente escolar e na convivência familiar. “O Emmanuel tem mostrado muitas mudanças, não somente nas oficinas, mas também na convivência familiar e no ambiente escolar. A educadora social da LBV Alessandra da Cruz e o instrutor de cursos Rafael Pedro têm se surpreendido com a evolução do adolescente. Hoje ele relata muitas vitórias em sua vida e de sua família, desde que veio para a LBV”, afirmou a assistente social.

Com a ajuda do povo brasileiro, a LBV pode ajudar a família da senhora Patrícia e tantas outras que passam por dificuldades, mas que podem encontrar esperança, respeito e incentivo para que construam um futuro melhor, no presente.

A você que colabora com a LBV, o nosso sincero agradecimento!

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em São Sebastião do Paraíso, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Av. Monsenhor Felipe, 555 — Vila Dalva. Para outras informações, ligue: (35) 3531-1866.