Você está aqui

Programa da LBV ensina futuras mamães os cuidados necessários com o bebê

Com o tema "Puericultura e cuidados com o recém-nascido", as gestantes tiraram dúvidas para garantir que a criança nasça com saúde.

Vitória, ES — A gravidez é um momento muito especial na vida da mulher. A saúde do bebê começa com ele ainda no ventre da mãe, por isso é importante conhecer e adotar todos os cuidados durante a gestação para que a criança nasça saudável. Mas, e quando o bebê nasce? Essa fase também merece muito cuidado e dedicação da família, devido à sensibilidade do recém-nascido.

Sandra Teixeira

É comum surgirem muitas interrogações sobre os cuidados com o seu filho, afinal o que todas as famílias querem é cuidar da melhor forma do seu bebezinho. Para ajudar as mães a compreenderem as necessidades e fragilidades de um recém-nascido, o Programa Cidadão-Bebê, em parceria com a Unidade de Saúde de Santo Antônio e o curso de enfermagem do Centro Universitário Faesa, ministraram, dia 23, uma palestra que trouxe o tema “Puericultura e cuidados com o recém-nascido”, para ajudar a sanar as dúvidas das gestantes atendidas pela LBV.

Durante a palestra, a enfermeira da Unidade de Saúde Nayara Callegari explicou que o contato físico da mãe com o bebê, o cheiro, as carícias, tudo são estímulos que irão fortalecer os laços maternos. “Esse é um momento de acolhimento, de troca de experiências. O cuidado com o recém-nascido vai refletir na idade adulta da criança, futuramente tendo essa atenção com alimentação, vacinação em dia, vai ser uma criança mais saudável e muito melhor desenvolvida em questão emocional, vínculo com a mãe. Tudo isso tem que ser trabalhado ainda na gestação”, disse. 

Sandra Teixeira

Para a preceptora do Centro Universitário Faesa Juliana Metre, “o curso da LBV é de extrema importância porque a gente lida com uma população extremamente carente de informação, às vezes até mais do que de recursos, garante que ela tenha mais segurança para cuidar do bebê e consegue que o vínculo entre mãe e filho seja mais sólido e que toda a condição de saúde desse bebê seja cuidada. Esse papel da LBV com a comunidade é muito importante” , pontuou a professora.

A atendida Manuelly de Oliveira, que está em sua segunda gestação, conta o quanto está aprendendo no curso oferecido pela LBV e o quanto a tem ajudado a tranquilizá-la para a tão sonhada hora de ter seu filho nos braços: “Eu aprendi muito! Mesmo sendo mãe de segunda viagem é importante a gente aprender mais sobre a amamentação e como dar banho. É muito aprendizado, fico mais tranquila”.

O Programa Cidadão-Bebê oferecido pela Legião da Boa Vontade traz a cada semana um profissional da área da saúde que orienta as gestantes com temas direcionados à gestação, contribuindo para a saúde da mulher e do bebê, além de aumentar o vínculo materno.

Sandra Teixeira

Para conhecer este e outros programas que a LBV desenvolve na capital capixaba, faça nos uma visita. O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Vitória está localizado na Rodovia Serafim Derenzi, 1560 – Inhanguetá. Para outras informações, ligue: (27) 3232-3257.