Você está aqui

Primeiro dia: Uma visão do 14º Congresso Internacional de Educação, da LBV

A orientadora educacional Thainan Alquimim conta o que aprendeu no evento realizado na capital paulista

Pedro Rio
Fotografou, postou e repercutiu! Congressista registra apresentação artística do Grupo de Dança do Conjunto Educacional Boa Vontade.

No dia 29 de julho, às 11 horas, junto com meu grupo de colegas educadores de Brasília, DF, desembarquei em São Paulo para participar do 14º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade. Com muita satisfação, alegria e muita ansiedade, logo mais estaria participando de um momento ímpar e importante para minha caminhada profissional — já faz 5 anos que participo do Congresso e sempre levo comigo uma bagagem enorme de conhecimento e novas vivências que contribuem para desenvolver meu trabalho de educadora e, atualmente, orientadora educacional.

À noite, às 18h30, realizei meu credenciamento, como de praxe em todos os congressos. Às 19 horas, foi iniciada a solenidade de abertura, com uma linda apresentação do Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, formado por crianças e adolescentes que estudam no Instituto de Educação José de Paiva Netto. Foi um momento emocionante, pois, além de crianças cantando em Libras (Língua Brasileira de Sinais), a apresentação contou com a participação do Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade, também do Instituto de Educação José de Paiva Netto, sob a regência do competente maestro Nilton Duarte. Foi muito lindo!

Após o momento musical, ouvimos a saudação do simpático senhor Alziro de Paiva, que educadamente saudou, em nome do dirigente da LBV, José de Paiva Netto, todos os participantes do 14º Congresso. Foram breves e carinhosas palavras, desejando a todos um ótimo evento!

Vivian R. Ferreira
Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade e o Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade interpretaram canções na abertura do evento, emocionando o público.

Logo após, teve início a palestra da professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Emília Cipriano. Simpática e muito dinâmica, a professora envolveu a todos com suas palavras, conduzindo o momento com muito bom humor, propriedade e conhecimento na área!

A professora relatou vivências e experiências de sua vida como docente, que nos remeteu a uma reflexão importante de nossa prática pedagógica diária, arrancando sorrisos e palmas calorosas do público, que interagiu com olhares muito atentos! Tive a impressão de estar ouvindo uma grande amiga em uma conversa a respeito da educação. Foi um envolvente e significante momento no primeiro dia do congresso! Muito bom!

Como sempre, uma linda solenidade de abertura para iniciar as atividades do Congresso! Tudo muito bem-organizado e carinhosamente preparado para receber bem a todos!