Você está aqui

“Preservar a água é um dever de todos”, afirma atendida pela LBV

São José do Rio Preto, SP — No Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade (LBV), crianças e adolescentes são habituados à prática da preservação hídrica. Isso ocorre porque a Instituição inclui em seus programas socioeducacionais iniciativas que promovem reflexões sobre a importância da água para a vida no planeta.


Invista em um futuro melhor; AJUDE A LBV!

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, as ações se intensificaram. No interior paulista, por exemplo, meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! assistiram ao filme Acquaria. Na saga, dois jovens enfrentam desafios para encontrar água, em um período de seca em toda a Terra devido às constantes agressões à Natureza.

O filme deu origem a uma rica discussão a respeito do desperdício da água. No bate-papo, os pequenos ressaltaram que a sociedade precisa reavaliar algumas ações para que esse recurso natural não se esgote. “Precisamos zelar pela água. Fechar o chuveiro enquanto tomamos banho e a torneira quando escovamos os dentes e reaproveitar a água da máquina para lavar o quintal colaboram para que ela não acabe”, disse a atendida Aline, de 11 anos.

Paula Fernandes
O que você faz para economizar água? As crianças atendidas pela LBV escreveram, num cartaz, algumas dicas para evitar o desperdício desse bem natural.

E não pense que as atividades de conscientização ficaram só na conversa! Por meio da Oficina de Arte e Cultura, os atendidos pontuaram o assunto com muita criatividade. Poesias, folhetos educativos e melodias traduziram todo o conhecimento adquirido sobre o assunto. “Preservar a água e o planeta é dever de todos. Meus amigos e eu elaboramos letras de músicas e poemas que alertem as pessoas quanto ao uso consciente da água”, comentou Amanda, de 10 anos.

“As crianças demonstraram um alto grau de satisfação pelo conteúdo desenvolvido, e o objetivo da tarefa era justamente chamar a atenção dos pequenos quanto ao consumo consciente do líquido precisos”, afirmou a educadora social Paula Guaitulini.

De acordo com a assistente-responsável da Organização, Simone Oliveira Silva, o método de aprendizagem, utilizado na unidade de atendimento da LBV facilitou a assimilação da proposta. “O trabalho é de conscientização de crianças e jovens sobre as questões relativas à água e o meio ambiente, para que todos assumam a postura de cidadão planetário, conforme definido na missão da Instituição”, destacou.

+ "Uma visão além do intelecto": conheça a nossa proposta educacional

Em São José do Rio Preto, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião Boa Vontade, está localizado na Rua Dom Pedro I, 2.776 — Jd. Canaã. Para outras informações, ligue: (17) 3235-1811.

VEJA TAMBÉM:
Crianças dizem "não" ao desperdício e "sim" à economia da água
Como celebrar Dia Mundial da Água e planejar a educação ambiental