Você está aqui

Por que incluir a contação de histórias no dia a dia das crianças?

A contação de histórias é uma ótima maneira de estimular a imaginação e a criatividade, além de fornecer aprendizado de forma mais dinâmica e descontraída.

A contação de histórias é uma ótima maneira de estimular a imaginação e a criatividade, além de fornecer aprendizado de uma forma mais dinâmica e descontraída às crianças.

Vivian R. Ferreira

  

Em sala de aula ou em qualquer outro ambiente que envolva os pequenos, a contação de histórias desperta momentos de união e trocas de experiências, além de ser um jeito para lá de legal de passar o tempo. Isso sem contar que essa é uma das práticas mais antigas da história da Humanidade, sabia?

Desde a Antiguidade, nossos antepassados contavam histórias como uma maneira de preservar a cultura e os valores, por exemplo.

Assim sendo, o Blog da LBV faz coro e reitera a importância da contação de história, principalmente no início do processo de aprendizagem. E por esses outros motivos também:

PROMOVE O INCENTIVO À LEITURA 

Desenvolver o hábito da leitura desde a infância é importantíssimo para a formação de jovens conscientes e críticos, além de ampliar o conhecimento e o vocabulário. E a contação de histórias pode ajudar no gosto pelos livros!

AUXILIA NA SUPERAÇÃO DE DESAFIOS  

Ao ler ou ouvir uma história, a criança pode associar o enredo com as suas próprias vivências. Esse processo de se identificar com os personagens ou com as situações apresentadas na leitura faz com os pequenos leitores desenvolvam meios de lidar com os sentimentos, os desafios e as dificuldades.

ESTIMULA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO 

A contação de histórias significa um espaço aberto para o compartilhamento de opiniões e visões de mundo diferentes, portanto, ela incentiva as crianças a se expressarem da forma que se sentirem confortáveis. Além disso, a temática do enredo contado pode abrir oportunidades para que os pequenos possam conversar sobre temas presentes no cotidiano.

Apoie a contação de histórias

Não há tempo ruim para uma boa contação de histórias, tá? Até porque são muitos benefícios!

Por saber disso, a Legião da Boa Vontade (LBV), que acredita no futuro de milhares de crianças e adolescentes, desenvolve atividades ricas em experiências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, convivência e proteção social.

Uma dessas ações é — adivinhem? — a contação de histórias. Essa prática faz parte da estratégia da Instituição para promover a leitura e o conhecimento, além de despertar a imaginação, as emoções, o interesse e as expectativas das crianças.

Stella Sousa

Fortaleza, CE — Em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil, a empresária e digital influencer Thyane Dantas fez uma contação de história do livro “O besouro e a tartaruga”, do autor Simão de Miranda. 

Em Fortaleza, CE, por exemplo, a empresária e digital influencer Thyane Dantas esteve recentemente no Centro Comunitário de Assistência Social, da Entidade, para ler livros infantis para as meninas e meninos atendidos pela Entidade.

Esse dia cheio de aprendizado e diversão foi destacado no Instagram oficial da empresária. Sobre o evento, escreveu: “Fui convidada para ler uma história para as crianças da LBV em comemoração ao dia internacional do livro. E esse é um dos registros da minha tarde encantadora e emocionante ao lado dessa turminha aí. Faltou a Ysis [sua filha], mas já deixei marcado voltar lá com ela! Aqui em casa geralmente leio uma história a noite antes dela dormir. Além de ser um momento nosso, é fundamental esse incentivo à leitura desde cedo! ”

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Thyane Dantas (@thyane) em

No Instagram da LBV Brasil também foi publicado diversos clicks do evento, olhe só:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Legião da Boa Vontade (@lbvbrasil) em

Na oportunidade, a empresária foi homenageada pelas crianças com músicas, danças e artes produzidas por elas durante a Oficina de Artesanato.

Em Fortaleza, CE, o Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na R. Alziro Zarur, 275 - Manuel Sátiro - Telefone: (85) 3484-3533.