Você está aqui

Pit-stop solidário

Inspiração também fora das pistas, piloto da Copa Truck incentiva crianças da LBV a lutar por seus sonhos.

A vida agitada de um piloto de provas não impediu Raphael Abbate, que disputa a Copa Truck pela equipe ASG Mercedes-Benz, de abrir espaço em sua agenda para transmitir o seu melhor, o que domina com maestria.

Vivian R. Ferreira

Craque no mundo automobilístico, no qual ingressou com apenas 8 anos de idade, quando ganhou seu primeiro kart, ele aproveita as etapas no calendário da categoria para apoiar instituições cujo trabalho destine-se a crianças em situação de vulnerabilidade social. Com a iniciativa, compartilha informações importantes, carinho e incentivo para que a garotada cresça e realize seus sonhos.

Vivian R. Ferreira

Em abril de 2023, Raphael esteve no Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP, que atende cerca de 1.400 alunos do berçário ao Ensino Médio. Na sala de música desse centro de ensino, ao ser recepcionado pela Banda Infantojuvenil Boa Vontade, o piloto assim se expressou:

Deu para sentir o nível que a LBV está em educar as crianças, porque hoje dificilmente você vê uma escola querendo dar uma educação a mais do que está no livro. Quando eu vi aquela orquestra tocando de forma maravilhosa músicas com instrumentos clássicos, fique muito satisfeito. Queria, quando criança, ter tido essa mesma oportunidade”.

Vivian R. Ferreira

Para Raphael, a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, aplicadas nas escolas da Instituição, enxergam os alunos de modo integral e proporcionam a eles oportunidades até maiores do que as concedidas em colégios pagos.

“Às vezes, é maior do que a que tem uma criança com boa possibilidade financeira, mas que não está em uma escola com essa visão da LBV, de oferecer uma educação completa de aprender aqui a ser uma pessoa que interaja com o outro, torça pelo outro, que ajude”, disse.

Em seguida, seguiu até a biblioteca da escola vestido a caráter, com o macacão que utiliza nas corridas, para ministrar uma palestra sobre segurança no trânsito para três turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, na qual ensina como brincar nos locais corretos, saber atravessar a rua e sair do ônibus. O bate-papo foi animado, com direito a dezenas de perguntas dos estudantes.

Vivian R. Ferreira

Sentindo-se realizado com sua iniciativa voluntária, Raphael destacou: “Essa energia que a gente recebe das crianças não tem igual, é indescritível essa sensação de ter esse carinho, esse convívio e poder contribuir um pouquinho com a nossa experiência. É uma satisfação que não tem como descrever estar neste local. Só tenho a agradecer pela recepção da LBV”.

Vivian R. Ferreira

Depois de conversar com a nossa equipe, ele esteve no prédio dedicado à Educação Infantil, se encantou com a estrutura de excelência disponibilizada pela Entidade e fez um convite para que os doadores da LBV continuem ajudando esse trabalho.

“Esta unidade de São Paulo é maravilhosa, muito, muito além do que eu imaginava. A sua ajuda impacta [positivamente] a vida de dezenas de pessoas, de futuros adultos. (...) Chamou-me a atenção o tamanho da unidade, não esperava que fosse tão grande, impressionou-me a organização, tudo bem-feito para as crianças, mostra que tem muito carinho envolvido.”

Esse é um trecho de uma reportagem publicada, originalmente, na revista BOA VONTADE nº 283, de maio de 2023. Para ler outros conteúdos publicados nesta edição da revista, clique aqui.