Você está aqui

Pintando o Brasil! Oficina ministrada por artistas plásticos valoriza diversidade cultural

Brasília, DF — Meninas e meninos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) aproveitaram uma tarde lúdica num espaço dedicado especialmente às manifestações culturais. As crianças estiveram, recentemente, na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade (TBV), monumento mais visitado de Brasília, segundo dados da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

AJUDE A LBV! FAÇA A SUA DOAÇÃO!

Gustavo Henrique Lima

A oficina de pintura, realizada na Galeria de Arte do TBV, foi ministrada pelos artistas plásticos brasilienses Gersion de Castro, Paulo Alaor, Nivaldo Nunes, Cleiber e Alex Moreira. A atividade foi idealizada pela norte-americana Felícia Follum, integrante do grupo "Companheiros das Américas".

Com a ajuda do comitê local do grupo Companheiros das Américas, que reúne artistas do Brasil e dos Estados Unidos, a Instituição realizou uma oficina artística em que os atendidos retrataram, por meio de desenhos, uma das principais características de nosso País: a diversidade. Além dos trabalhos individuais, as crianças uniram forças para representar a pluralidade cultural brasileira em dois painéis de aproximadamente 5 metros de largura.

Idealizada pela artista plástica norte-americana Felícia Follum, do estado de Wyoming, com o apoio dos brasilienses Gersion de Castro, Paulo Alaor, Nivaldo Nunes, Cleiber e Alex Moreira, a iniciativa permitiu que os pequenos vivenciassem diversas técnicas de pintura. Assim, o tema foi trabalhado em diferentes expressões artísticas.

Gustavo Henrique Lima

Por meio da arte, meninas e meninos atendidos pelo programa "Criança: Futuro no Presente!" desenvolvem a criatividade e talentos.

Após a ação, as crianças ressaltaram, em conversa com os artistas, a importância da amizade, do respeito, da solidariedade, da educação, do Ecumenismo e da valorização da vida, fatores primordiais para promover a cidadania e a vivência de valores no Bem, propostos pela Instituição.

PROMOVER A CULTURA É RESPEITAR A DIVERSIDADE
Ao trabalhar valores e sentimentos em sala de atividades, aliando-os ao conteúdo pedagógico, a Legião da Boa Vontade prepara integralmente o atendido. Isso porque a Entidade o enxerga com uma “visão além do intelecto”.  Nas iniciativas, a LBV mostra que as diferenças existem, mas não devem ser vistas como oposição. É preciso tratar aos outros com respeito, não importando seus pontos de vista e crenças. Por isso, temas como bullying são sempre tratados.

Essa é uma das bandeiras levantadas pela inovadora linha pedagógica criada pelo educador Paiva Netto. Formada pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico, essa proposta é aplicada, com sucesso, nos Centros Comunitários e Escolas da Entidade, localizadas em dezenas de cidades brasileiras e no exterior.

Em Brasília, DF, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado no SGAS 915, lote 74 (ao lado do Templo da Boa Vontade). Para outras informações, ligue: (61) 3410-6000.