Você está aqui

Personalidades das artes marciais parabenizam projetos sociais da LBV em Niterói

Preparador físico Rogério Camões e o lutador Thales Leites conversam com as crianças sobre a importância do esporte na educação e na vida.

Niterói, RJ — A Legião da Boa Vontade se preocupa com a saúde e com o bem-estar de seus atendidos. Por meio da campanha Esporte é Vida, não violência!, promove, em todas as suas unidades socioeducacionais, atividades esportivas visando à melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens e adultos.

Na cidade de Niterói, região metropolitana do RJ, a Instituição desenvolve dezenas de atividades no programa Criança: Futuro no Presente!, voltado para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade. No período em que estão na LBV, ficam longe dos perigos das ruas e preenchem o tempo com atividades lúdicas e educativas, que ajudam no desenvolvimento de cada um.

Dentre as práticas esportivas, destacam-se as oficinas de Muay Thay e Futsal, com os instrutores voluntários do projeto Geração Careta; e de Jiu-Jítsu, com os instrutores voluntários da Associação Clarke, que ocorrem na Sala de Artes Marciais, recém-inaugurada em parceria com a Super Rádio Brasil 940 AM, Prime Esportes, Boomboxe e Academia X-Gym.

Danilo Lima da Silva

Os visitantes conheceram de perto os programas socioeducacionais desenvolvidos na LBV em Niterói. Quem apresentou tudo a eles foi a assistente social Camila Gorni e Pedro Paulo Torres, da Super Rádio Brasil (ao centro).

Na última segunda-feira, 14, os meninos e as meninas atendidos pela LBV receberam dois visitantes ilustres do meio das artes marciais: Rogério Camões, preparador físico do lutador Anderson Silva e outros grandes expoentes do UFC, e Thales Leites, peso médio do UFC, que conheceram, pela primeira vez, a unidade da LBV em Niterói. Na oportunidade, viram de perto toda a estrutura e os diversos programas socioeducacionais ali desenvolvidos, incluindo a oficina Esporte é Vida, não violência!

“A estrutura do local é muito boa. Isso favorece quando você tem uma estrutura pra desenvolver um trabalho com essa excelência. Depois, [tem] a arte marcial, que é uma ferramenta fundamental para inclusão social dos jovens e adolescentes. Com isso, certamente você consegue ocupar esse tempo ocioso que essa criança podia estar na rua fazendo coisas não tão boas. Fora o conteúdo que é educacional e disciplinar, porque a arte marcial exige uma disciplina e uma conduta de respeito ao próximo, de respeito ao mais velho, respeito de um modo geral. Você poder dar oportunidade às pessoas de aprender alguma coisa, o valor disso é inestimável. A impressão que tive aqui foi a melhor possível. Só tenho que parabenizar o trabalho da LBV", destacou Rogério Camões.

Danilo Lima da Silva

O lutador de UFC Thales Leites, referência na cidade de Niterói, deixou seu recado: “Esse trabalho que a LBV faz é excelente!".

Referência na cidade de Niterói, o lutador Thales Leites também falou sobre a importância do trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes: “Nota 10! Esse trabalho que a LBV faz é excelente! O mundo precisa disso, nós, seres humanos, precisamos disso. Uns têm mais oportunidades, outros não e quem teve mais oportunidade na vida tem que passar o conhecimento ao próximo. É isso que Deus quer de todos nós. Fico feliz de estar aqui e sempre que for convidado vou estar aqui. O esporte como ferramenta de inclusão é excelente, principalmente as artes marciais, em que a pessoa conhece seus limites, se sociabiliza, aprende o respeito do aluno pelo professor e com o próximo. Então, exteriorizar isso é excelente”.

Os benefícios do esporte dentro e fora do tatame

São inúmeros os benefícios do esporte para o desenvolvimento integral da criança e do jovem. Segundo o instrutor voluntário de Muay Thay, do projeto Geração Careta, Anderson Santiago, “ao praticar esportes, a criança aprenderá conceitos com os quais viverá a vida inteira, noções de companheirismo, responsabilidade e respeito ao próximo. Desenvolvemos o companheirismo entre eles, sempre ajudando os outros, também ajudando a melhorar o desempenho físico e mental. Ajudar essas crianças é algo que não tem explicação de descrever, é algo que não tem preço”, destacou.  

 A pequena Ana Clara Ramos, de apenas 6 anos, disse que gosta muito de participar da atividade: “Eu aprendo várias manobras e também respeitar o professor e os colegas sempre. Adora fazer as atividades”.

Bruno Dias, instrutor voluntário de Jiu-Jitsu, da Associação Clarke, relata os benefícios do esporte e a evolução das crianças: “Fico lisonjeado por fazer parte dessa história, pois temos tido resultados maravilhosos. As crianças estão lutando, se esforçando e com fome de competição. O sentido das artes marciais é a gente incluir os verdadeiros ídolos na cabeça das crianças, para que ela não se depare só com violência, drogas e criminalidade. Quando trazemos o esporte como ferramenta de inclusão social e objeto de segurança pública, transmitimos os bons valores, melhoramos o comportamento e trabalhamos a autoestima delas”.

Vale destacar que Rogério Camões transmitiu a visita, ao vivo, em suas redes sociais e o portal Vale Tudo registrou a visita em seu canal no Youtube.

Danilo Lima da Silva

Educando com amor e respeito

Todo o trabalho desenvolvido pela LBV tem como base a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que formam a linha educacional da Instituição, criada pelo educador e dirigente José de Paiva Netto.

Em todas as suas unidades sociais e escolas, a LBV estimula a vivência dos bons valores — tais como o respeito ao próximo, a caridade, a boa convivência, a solidariedade — nas atividades realizadas com seus atendidos.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Niterói, RJ, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Alameda São Boaventura, 474 – Fonseca. Informações pelo telefone: (21) 2625-9023.

Colaboração: Danilo Lima