Você está aqui

“Pequeno Consumidor” é tema de projeto na LBV em Ipatinga

O objetivo é o de conscientizar crianças e adolescentes sobre seus direitos e deveres

Ipatinga, MG — De acordo com a cartilha “Seja um Consumidor Consciente”, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, a defesa dos direitos do consumidor é tarefa bastante difícil e depende da consciência e informação de cada um, para que esses direitos sejam protegidos de atitudes abusivas e desleais. 

Por isso, as orientações corretas precisam ser conhecidas desde a infância para que a vivência de direitos e deveres seja plena. Pensando em promover um espaço de conhecimento, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolveu, na cidade de Ipatinga, durante um mês e meio, o projeto “Pequeno Consumidor” com crianças e adolescentes atendidos em seu Centro Comunitário de Assistência Social.

Rariane Oliveira

      

Neste período, meninos e meninas aprenderam informações básicas, necessárias à proteção de seus direitos no dia a dia. Roda de conversa, pesquisas, vídeos e filmes sobre o assunto, palestra com advogados do Procon, visita a estabelecimentos comerciais, confecção de cartazes e cartilha do Pequeno Consumidor, teatro e gincana foram algumas das atividades realizadas durante o projeto.

“Eu gostei muito de aprender sobre os direitos do consumidor. Eu não sabia que se alguém comprasse um produto com problema poderia devolver. Das atividades que fizemos, a que mais gostei foi de assistir a um filme que mostra direitos que o consumidor tem e eu descobri mais coisas que não sabia, foi muito bom! Gostei também da palestra com os advogados e aprendi que o Procon existe para nos ajudar”, destacou a atendida Hilari Souza, 11 anos.

Rayane Pereira, de 13 anos, citou ainda mais detalhes de seu aprendizado: “Eu não imaginava que tínhamos tantos direitos, por exemplo, se no produto tiver um preço e na hora de pagar aparecer outro preço, temos o direito de pagar o valor mais barato. O que mais gostei foi de visitar vários comércios, fazer pesquisa de preço, verificar a data de validade dos produtos, a higiene e outras coisas que devemos olhar quando formos comprar e sempre pedir nota fiscal. Agora vou prestar mais atenção quando eu for comprar ou acompanhar minha mãe. E se tiver alguma coisa errada, hoje sei que posso falar e se não me atenderem posso ir ao Procon”, disse.

Álida Santos

      

O encerramento do projeto aconteceu na última quinta-feira, 27, com apresentação teatral durante o Encontro de Família para os pais e responsáveis. A garotada demonstrou através do teatro que realmente aprendeu sobre direitos e deveres do consumidor e qual órgão público devem procurar para ajudá-los a resguardar esses direitos.

É muito importante as crianças aprenderem sobre os direitos que temos. O teatro foi muito legal, eles mostraram direitinho o que devemos fazer se acontecer algo parecido com a gente e deram exemplos de coisas que acontecem na realidade. Colocar meu filho na LBV foi a melhor coisa que eu fiz. Aqui ele está em um ambiente seguro, protegido e aprendendo somente coisas boas que poderá levar para a vida toda. Agradeço a todos da LBV que sempre tratam com muito carinho meu filho e a mim também. Agora estou desempregada. Se preciso de ajuda, sou bem atendida”, destacou a mãe, senhora Ivone Ferreira.

A educadora social Patrícia Costa ressaltou a importância de as crianças reconhecerem seus direitos e se conscientizarem sobre o seu papel de consumidor: “Notamos a necessidade de trabalhar as questões de direitos e deveres do cidadão, os valores éticos e despertar nas crianças e adolescentes a necessidade de agir perante uma injustiça, ter atitudes de cobrar e manter as suas responsabilidades. Precisamos contribuir na formação e conscientização dos atendidos para que tenhamos bons cidadãos”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Ipatinga/MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.