Passeando pelo mundo colorido de Romero Britto
Em BH, crianças atendidas conheceram a trajetória do artista plástico e realizaram uma exposição com releituras dos principais trabalhos do pintor.
Belo Horizonte, MG — A Legião da Boa Vontade (LBV) promove constantemente em suas Unidades de atendimento diversas atividades que reforçam o desenvolvimento da criatividade e protagonismo. Pensando nisso, a Instituição promoveu, na última quinta-feira, 27, uma exposição com artes produzidas pelas crianças e adolescentes atendidos e inspiradas nas obras de Romero Britto, renomado pintor e artista plástico brasileiro.
Invista em oportunidades; AJUDE A LBV!

A exposição, aberta ao público, fez parte do projeto “Pintando e Recriando” e foi realizada nas dependências da LBV. Os próprios artistas mirins recepcionaram o público e explicaram as telas. A professora Márcia Soares, que visitava a mostra, destacou a alegria e energia positiva que as pinturas transmitiam. “Aumenta a bagagem para a vida escolar da criança e a bagagem profissional também, ela terá um desempenho muito melhor em todas as áreas. A LBV está sensacional em dar essa possibilidade para a criança crescer, englobando o ensino”, disse.
Além da contribuição pedagógica da arte, outro resultado positivo foi o despertar de sentimentos de “amor, compaixão, boa vontade e alegria”, como afirmou Rodrigo, de 11 anos, que teve seu trabalho exposto. Uma das etapas do projeto incluiu pesquisas sobre o estilo e a história de vida do artista. “Eu achei muito legal porque tem muitos desenhos diferentes do Romero Britto, tem de xadrez, de pontinhos e eu gosto muito do Romero Britto. Tem cores muito vivas, não tem nenhuma cor clara”, completou o atendido.
+ Protagonistas da própria história: conheça nosso trabalho em prol das crianças
“A arte preenche os vazios, nos liberta, nos transporta para outros lugares, é uma viagem maravilhosa. Esse tipo de arte é como se fosse um livro, dá a oportunidade de subjetivamente cada um criar histórias, imaginar, se recriar, se rever, além da estética que é agradável. A educadora social plantou uma sementinha sobre a arte e o que ela pode desenvolver na vida das pessoas. Há um espaço onde começar, esse espaço é a LBV”, afirma a psicóloga da LBV Elmácia Rodrigues.

Com trabalhos apresentados na exposição, Yasmim Caroline, de 9 anos, comentou: “O Romero Brito não deixa nada em branco, ele preenche tudo. Arte é muito bom, a nossa mente não fica vazia e a gente pinta cada coisa bonita que vai formando paz e amor. Ela me deixa mais calma, mais leve”.
“O projeto veio da inspiração desse artista plástico, conhecido mundialmente por sua história e humildade. Trabalhamos a biografia do Romero Britto, o contexto social, porque muitas vezes, tem gente que tem talento e não sabe, então que tal a gente descobrir? Trabalhamos com as cores primárias, secundárias, terciárias e todos vieram bem inspirados. Agradeço todos os dias a Deus essa oportunidade de estar aqui na LBV e poder contribuir com cada criança e adolescente. Eu me sinto muito feliz e só tenho a agradecer”, explica a educadora social Janaina Beatriz.
Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Avenida Cristiano Machado, 10765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.
LEIA TAMBÉM:
+ Conhecendo o artista plástico Candido Portinari
+ Crianças da LBV prestigiam Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente
+ Centro Educacional da LBV promove exposição e valoriza cultura nacional