Você está aqui

Palestra discute prevenção à diabetes e reitera cuidados com a saúde

A atividade foi direcionada a atendidos pelos programas Vida Plena e Vivência Solidária, desenvolvidos pela LBV na capital catarinense.

Florianópolis, SC — Os participantes dos programas Vida Plena e Vivência Solidaria, da Legião da Boa Vontade (LBV), assistiram, nessa quinta-feira, 30, a uma palestra educativa sobre diabetes, ministrada pela médica Maria Rita Garcia da Costa Freitas e pelo acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luciano Ferreira Vilain, ambos da Unidade de Saúde do bairro do Coqueiros.

AJUDE A LBV e invista numa Terceira Idade ativa!

Na oportunidade, a médica apresentou aos atendidos alguns dados recolhidos pela Sociedade Brasileira de Diabetes. Os estudos mostram que, em 2002, haviam 173 milhões de diabéticos no mundo e a previsão, para 2030, é que a doença atinja 300 milhões de pessoas. Diante dos alarmantes números, Maria Rita pontuou que a mudança de hábitos pode ser a principal manobra de prevenção.

Derli Francisco
Os idosos acompanham, atentos, às orientações da dra. Maria Rita e do universitário Luciano Vilain.

“Temos que aprender a se alimentar correto, praticar exercícios. Fazendo isso, nós seremos mais saudáveis e viveremos mais”, disse. Ao tomar conhecimento da preocupação da Entidade em oferecer um cardápio equilibrado, a dra. Maria Rita destacou: “Percebi que aqui na Legião da Boa Vontade as pessoas são bastante conscientes quanto aos seus hábitos alimentares”.

A senhora Amélia Custodia Leal, que integra o programa Vida Plena, aprovou a atividade. “Tive várias pessoas com diabetes em minha família e nessa palestra aprendi que a prevenção ainda é o melhor remédio, gostei muito a palestra foi muito esclarecedora em todos os sentidos”, pontuou.

A assistente-responsável pela LBV na capital catarinense, Mariana Schmitz, salientou a importância de trabalhar esses temas com o público atendido pela instituição: "Esse assunto foi abordado em muitas oficinas e discussões anteriores e a presença desses profissionais serve para que os idosos se apropriem do assunto e trabalhem a prevenção, cumprindo assim o papel do programa, que é trazer essas orientações aos participantes".

+ Conheça o trabalho social da LBV em Florianópolis

"O tema de trabalho do programa Vida Plena neste mês foi a saúde do idoso. Para encerrar as atividades, convidamos a equipe de referência da Unidade de Saúde de Coqueiros para debater o tema. Assim se dá a importância de palestras como esta, para dar continuidade ao acompanhamento social oferecido pela LBV", declarou a assistente social Priscila Rodrigues.

Em Florianópolis, SC, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua General Eurico Gaspar Dutra, 226 — Estreito. Para outras informações, ligue: (48) 3271-4300.

LEIA TAMBÉM:
LBV oferece palestra sobre primeiros socorros a famílias atendidas
Crianças da LBV recebem aplicação de flúor e ratificam cuidados com a saúde bucal