Paiva Netto presenteia São Paulo com um moderno e amplo centro educacional
Uma das escolas da LBV, o Conjunto Educacional Boa Vontade, localizado em São Paulo/SP, chama a atenção pela estrutura arrojada. Formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto, atende cerca de 1.500 alunos, do berçário ao Ensino Médio, além da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estabelecimento foi criado por iniciativa do dirigente da Instituição, logo após inaugurar a nova sede administrativa da Entidade, em 1984, no mesmo quarteirão. Assim, entregou à população um centro educacional com o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade social, comprometido em unir eficiência no ensino e o ambiente mais propício ao aprendizado, contando com área verde — à época, preocupação pouco existente na acinzentada paisagem paulistana.

A história desse presente começou com um passeio por movimentada via do Bom Retiro. Atento ao panorama urbano, Paiva Netto logo observou, com admiração, um terreno arborizado no bairro e imaginou crianças aprendendo e divertindo-se por entre espécies da flora centenária local. “Vinha eu, com meus filhos, pela Rua Luzitânia (atualmente Norma Pieruccini Giannotti), na Barra Funda. Apontei-lhes, então, 21 frondosas árvores na esquina da Avenida Rudge com a Rua Sérgio Tomás, no Bom Retiro, e as aves que para ali voavam à procura de seus ninhos. Naquele instante, exclamei: Meu Deus, poderíamos, nesse local, à garrulice dos pássaros juntar a alegria das crianças! (...) Desejávamos construir uma creche naquela avenida, porque lá se encontra a sede administrativa da humanitária LBV”, relembra o educador.
A data escolhida por ele — 25 de janeiro de 1986 — para a inauguração da primeira parte do Conjunto Educacional foi com o intuito de homenagear a cidade de São Paulo no aniversário dela. “Resolvi botar a boca no mundo. Levei a ideia aos Legionários, e todos concordaram com entusiasmo. Começamos uma grande campanha para adquirir o terreno e edificar a obra. Jesus, o Educador Celeste, e São Francisco de Assis, o Patrono da LBV, responderam ao nosso apelo por intermédio das pessoas de Boa Vontade. Construímos um verdadeiro templo naquela esquina, no qual as crianças são carinhosamente amparadas. Não há altar melhor para adorar a Deus do que o coração de nossos semelhantes, principalmente se são crianças e idosos, que não se podem defender com eficiência igual à de um adulto cheio de saúde. Na entrada, mandei colocar bem na frente esta afirmativa: ‘Supercreche Jesus — Recanto de Amor e Poesia. Aqui se valoriza o ser humano’”, conta Paiva Netto.

Aspectos da inauguração da Supercreche Jesus, na capital bandeirante, em 25 de janeiro de 1986: uma multidão toma conta do local durante o pronunciamento do dirigente da LBV.
“Criança carente também é gente!”
A Supercreche Jesus, da LBV, é um espaço especialmente projetado para atender crianças desde os quatro meses de vida. Foi criada para oferecer o que há de melhor e mais moderno na educação, já que essa fase da infância é decisiva na formação básica da pessoa.

Supercreche Jesus – Recanto de amor e poesia, onde se valoriza o ser humano
Antes da aquisição do terreno, uma situação especial demonstrou bem o cuidado habitual de Paiva Netto para com a educação dos mais jovens. Ele a rememora desta forma: “Na ocasião, uma importante figura, num momento pouco inspirado (porque se trata de um bom sujeito), chegou a argumentar contrariamente, quando manifestei a minha vontade de construir naquele espaço uma obra de cunho socioeducativo — até porque havia grande interesse de corporações para a compra do local: ‘Que é isso, Paiva?! O metro quadrado aqui vale ouro! Como construir uma creche neste espaço?!’. Respondi-lhe, surpreendido, que é por alguns pensarem assim que o povo vive tão maltratado, porquanto pouco instruído, e o Brasil enfrenta enormes problemas sociais. Trata-se de uma questão de mentalidade a ser corrigida logo! O metro quadrado aqui é caro para criança?! Então, meu amigo, custe o que custar, compraremos este terreno. Criança carente também é gente! Ele acabou concordando e, quando passa por lá, conforme confidenciou a um nosso amigo comum, sente grande emoção ao ver tanta vida jovem florescendo por ali”.

No dia 25 de janeiro de 1993, foi inaugurado o Instituto de Educação José de Paiva Netto, que, com a Supercreche Jesus, compõe o Conjunto Educacional Boa Vontade. Em julho de 1995, o dirigente da LBV inaugurou as novas instalações da escola. Atualmente, em todo o Conjunto Educacional Boa Vontade são atendidos, todos os dias, cerca de 1.500 alunos, do berçário ao ensino médio, além da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em 25 de janeiro de 1993, Paiva Netto inaugurou, ao lado da Supercreche Jesus, o Instituto de Educação que leva o nome dele. Em julho de 1995, as novas instalações da escola foram entregues à população, o que possibilitou estender o trabalho e a permanência dos estudantes na unidade até o Ensino Médio. Atualmente, além das várias salas de aula, o Conjunto Educacional conta com sala multimídia; pátios abertos e cobertos; o “Recanto Jesus”, espaço dedicado ao cultivo de flores e de árvores frutíferas; brinquedoteca; quatro quadras para atividades desportivas (sendo uma coberta); biblioteca; espaço cultural; ambulatório; três refeitórios; e duas cozinhas com equipamentos modernos — com os quais dezenas de profissionais preparam mais de quatro mil refeições diárias, altamente nutritivas e adequadas a cada faixa etária dos alunos.
O Conjunto Educacional Boa Vontade localiza-se na Avenida Rudge, 630/700, no Bom Retiro, em São Paulo/SP. Telefone: (11) 3225-4500.