Você está aqui

“Os impactos da emoção na cognição, nas aprendizagens e nas relações sociais e afetivas”

O segundo e último dia do 24º Congresso Internacional de Educação da LBV contou com a participação da Ângela Mathylde Soares, professora; pedagoga; psicopedagoga; psicanalista; neurocientista; mestre e doutora em Estudos Psicanalíticos pela Escola de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro, filiada à UK Psychoanalytical Society de Londres; doutora em Teoria e Prática Clínica Psicanalítica e Psicopatologia pela Erich Fromm World University de Miami, Flórida, Estados Unidos; presidente do Congresso Internacional Brain Connection Brasil.  

Dra. Ângela Mathylde

A dra. Ângela Mathylde, iniciou sua palestra abordando o tema “Os impactos da emoção na cognição, nas aprendizagens e nas relações sociais e afetivas” e em seguida apresentou um assunto de imensa relevância: a criação de valor entre professor e aluno.

“Não precisa ser perfeito, só precisa ter amor e respeito”, comentou.

Ângela propôs o entendimento de que existe um método que é responsável por fazer com que a criação do “valor” entre o professor e aluno exista, citando a importância de conhecer os fatores sociais e socioemocionais do estudante, para assim saber quais as necessidades e características de aprendizagem deles.

“Quando eu conheço toda a 'funcionalidade' (fatores sociais e socioemocionais) do aluno, com certeza eu tenho um aluno que aprende. E isso é de suma importância”, contou.

Dra. Ângela Mathylde citou também a importância de conhecer a pedagogia do lugar em que se exerce a profissão de pedagogo, para saber, a partir das “regras” de cada escola, ajudar os alunos e ensiná-los da melhor maneira, estando sempre atento para perceber se os estudantes apresentam algum problema de comportamento que atrapalhe no desenvolvimento da aprendizagem.

Ângela ensinou que os conteúdos passados para as crianças devem ser elaborados de maneira leve, dinâmica e divertida, e lembra, ao decorrer da sua apresentação, a importância de os professores acolherem seus alunos; dos educadores serem um porto seguro em que os estudantes possam confiar e contar as suas dificuldades, e os profissionais, ao ter conhecimento dos desafios nas vidas dos estudantes, possam criar meios de ajudar a solucioná-los. Ângela comenta:

“Seja solução!”

Ângela, ao final comentou sobre a importância de ser um mediador com as crianças que estão aprendendo, e assim, conseguir colocar limites sem se impor perante os alunos.

Agradecendo a presença de todos os espectadores, a dra. Ângela Mathylde deixou o seu recado final:

“Isso é aprendizagem: o que eu não sei, o outro me auxilia.”


Para saber mais sobre o evento, acesse nosso site e siga @LBVBrasil nas redes sociais: