Os benefícios das atividades físicas na terceira idade
Quer prevenir doenças cardíacas e fortalecer os músculos? Então, levante da cadeira e espante a preguiça!
A terceira idade geralmente fica evidente nos cabelos brancos. Nada parece escapar aos efeitos do passar dos anos. O corpo já não responde com a mesma rapidez, e a dificuldade para realizar ações simples, como levantar da cama, mostra que a energia da juventude ficou para trás.
Bom, essa total falta de controle do corpo é o que todos costumam imaginar quando se fala em terceira idade. Mas não pense que envelhecimento significa dependência ou sedentarismo.

Atividade física e saúde
Num período da vida marcado por intensas mudanças físicas e restrições médicas, é importante que alguns bons hábitos sejam intensificados. E nada melhor do que esticar as pernas e espantar a preguiça! A prática de atividades físicas na terceira idade atua diretamente na manutenção da qualidade de vida, contribuindo para a prevenção de doenças cardíacas, na melhora dos reflexos e da mobilidade e no fortalecimento dos músculos.

Na LBV, os jovens da Terceira Idade que integram o programa Vida Plena participam de passeios e atividades físicas, contribuindo para um envelhecimento sadio.
Assim, são ferramentas eficazes para a promoção do bem-estar físico e mental, já que promovem a autonomia nas atividades do cotidiano e amenizam os efeitos do envelhecimento. Entendeu por que os exercícios físicos são recomendados para essa faixa etária? Então, a partir de agora, não pense em aposentadoria como sinônimo de inatividade. Imagine sempre uma terceira idade ativa!
Vida plena
Na Legião da Boa Vontade (LBV), os idosos atendidos participam de uma série de atividades físicas que desenvolvem suas habilidades, estimulando a capacidade de raciocínio e a memorização. Em Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, esse trabalho é realizado no programa Vida Plena.
Durante a iniciativa, desenvolvida duas vezes por semana no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, profissionais de diferentes áreas promovem atividades que valorizam a vida e melhoram a autoestima dos que conservam a experiência de longos anos vividos. Com isso, a LBV contribui para que eles tenham uma vida mais feliz e saudável.
"Essas atividades auxiliam no processo de envelhecimento saudável e desenvolvem a potencialidade e as capacidades de compartilhar suas experiências. É um trabalho prático de sensibilização que possibilita maior envolvimento dos participantes. Ações como essas são excelentes instrumentos de educação participativa; o resultado é a melhoria na qualidade de vida dos idosos", explica a assistente social Nathalia Fernandes.

Dentre as ações trabalhadas com os participantes da terceira idade, estão atividades manuais e artesanais, musicalização e pintura em tecido.
A senhora Eunice Vicente demonstra toda a jovialidade que conserva na alma e aplica no dia a dia na LBV. Aos 62 anos, ela participa de todas as atividades físicas propostas pela equipe multidisciplinar da Instituição. "Estou muito feliz em participar das atividades na Legião da Boa Vontade, pois aqui é a minha segunda casa, minha segunda família. A LBV nos ilumina, nos dá força e vontade para viver. Falo com as minhas amigas para virem para a LBV, [porque] aqui nós conversamos sobre tudo, fazemos artesanato, passeamos. E o acolhimento aqui é maravilhoso, sinto como se fossem meus filhos, minha verdadeira família", disse, sem esconder o sorriso.
Ficou interessado em conhecer nosso trabalho em Petrópolis, RJ? Na Cidade Imperial, nosso Centro Comunitário de Assistência Social está situado na Rua Luiz Pelegrini, 128 — Estrada da Saudade. Para outras informações, ligue: (24) 2233-1400.