Você está aqui

Os benefícios da natureza para a terceira idade

A LBV organizou um passeio ao Parque do Sabiá, onde os idosos vivenciaram momentos de lazer e alegria.

Uberlândia/MG — Você sabia que a natureza traz inúmeros benefícios na terceira idade?

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, o maior contato com a natureza, sem interferências da tecnologia, é uma maneira de deixar tanto os problemas quanto o estresse do cotidiano em segundo plano. Assim, é possível realizar as tarefas do dia-a-dia de forma melhor e ainda prevenir doenças, como a ansiedade e a depressão.

Sciencedaily

Além disso, o contato com ambientes arborizados proporciona um bom descanso para o cérebro dos idosos, uma vez que permite que o órgão entre em um estado chamado de rede neural em modo padrão que faz com que os processos de desenvolvimento e de compreensão ocorram mais fluidamente e nos ajudem a entender melhor sobre nossas próprias identidades.

Ainda, os idosos, ao estarem perto do meio ambiente, respiram um ar mais fresco e limpo, o que regula os níveis de serotonina — hormônio que proporciona a sensação de bem-estar e felicidade —, diminuindo os riscos de pressão arterial e contribuindo para o envelhecimento saudável.

Luiz Barcelos

Os idosos demonstram felicidade durante o passeio. =D

Diante essas informações e sempre atenta e preocupada com os seus atendidos, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu, aos idosos assistidos no Lar Alziro Zarur pelo serviço Vida Plena, um passeio ao Parque do Sabiá. :)

Na ocasião, os atendidos vivenciaram momentos de lazer, descontração e interação com caminhadas e apreciação à natureza.

A assistente social da LBV, Simone Maria Santos, ressaltou a importação de uma iniciativa como essa: “A atividade externa propiciou aos idosos momentos de socialização e fortalecimento de vínculos com [outras pessoas] presentes no passeio, garantindo-lhes a mudança na rotina, pois, por mais que alguns não conseguem expressar o quão importante são essas atividades, nós enquanto equipe precisamos proporcioná-las”.

Vida Plena em favor dos idosos =)

O serviço de convivência Vida Plena, da LBV, objetiva contribuir para a inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania de idosos (com idade igual ou superior a 60 anos), por meio de atividades que colaborem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares, interpessoais e intergeracionais.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Uberlândia/MG, o Lar Alziro Zarur está localizado na Rua Padre Pio, 1353 – Martins. Para mais informações, ligue: (34) 3292-0900.


*Com informações dos sites Grupo Conviva e Centrape.