Oficina utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social
Campo Grande, MS — O esporte, além de garantir uma boa qualidade de vida, é uma ótima ferramenta de lazer, aprendizagem e inclusão social. Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) oferece diversas atividades esportivas a meninas e meninos inseridos no programa Criança: Futuro no Presente!.

Na capital sul-mato-grossense, a Instituição desenvolve, entre outras ações, a Oficina de Esporte. Neste espaço, a criançada aprende sobre a importância do trabalho em grupo, desenvolvendo ainda a disciplina e atitudes necessárias para a integração social e formação do indivíduo. As atividades são permeadas pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico, criadas pelo educador Paiva Netto, que aliam à construção do conhecimento a vivência dos bons valores para a formação integral de cada atendido.
Vista a camisa da Solidariedade; AJUDE A LBV!
Dessa forma, a Entidade se preocupa não apenas com o bom rendimento nas atividades (com talento e competência), mas para que também vivenciem a cidadania de forma ecumênica e solidária. E esse trabalho se reflete no comportamento demonstrado pelos atendidos nas diversas atividades esportivas que participam.

“A gente trabalha em equipe e aprende que a união e o respeito valem muito. A LBV se preocupa com a nossa qualidade de vida e também do nosso psicológico para conseguir manter a energia positiva", explica o atendido Gustavo. Sobre as lições aprendidas no programa da LBV, completa: “Aquele que é meu adversário durante as atividades e partidas é um Ser Humano e que é meu amigo".
UM GOL PELA INCLUSÃO SOCIAL
Ao incentivar a prática esportiva, a Legião da Boa Vontade promove o espírito de equipe e o sentimento de solidariedade, já que ninguém vence uma competição sozinho, não é? Além disso, as atividades jogam o isolamento para escanteio e faz com que os atendidos vistam a mesma camisa, usando o esporte como uma ferramenta de inclusão social.
+ Conheça outras ações da LBV na capital sul-mato-grossense
“Somos crianças confiantes e perseverantes, trabalhamos em equipe e aprendemos que a união e o respeito valem muito. Essa é uma grande vitória para a gente. A LBV se preocupa com a nossa qualidade de vida e também do nosso psicológico, dessa forma conseguimos manter a energia positiva”, conta o atendido Gustavo.
LEIA TAMBÉM:
+ Jovem supera limitações físicas e dá primeiros chutes para a mudança
Como o colega, Felipe aguarda, com ansiedade, pela Oficina de Esporte. Nesses momentos, gosta de brincar de futebol e sonha em jogar um dia em gramados consagrados. E a criança aprendeu, na LBV, que um bom atleta começa a ser criado na sala de aula. “Jogar bola é o que mais gosto de fazer. Mas para participar dos treinos, eu tenho que estudar direito e conseguir boas notas”, afirma.
O instrutor Tiago Oliveira explica que o esporte oferece aos jovens perspectivas mais positivas, já que muitos deles estão inseridos em um ambiente hostil e violento. “O sonho de alguns deles é de ser jogador profissional e através do esporte nós damos o incentivo para tirá-los do mundo das drogas e de tudo o que não é bom. Esporte é saúde e educação, é uma forma de estimular esses adolescentes e de ajudá-los a não ficar com a cabeça ociosa”, destaca.
Em Campo Grande, MS, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Gunter Hans, 5.055 — Conjunto Aero Rancho, Setor VII. Para outras informações, ligue: (67) 3378 1700.