Oficina lúdica da LBV promove atividades culturais para crianças e adolescentes
Por meio da Oficina do Saber, LBV visa desenvolver o conhecimento de forma ampla e integrada, incentivando a leitura e desenvolvendo o senso crítico.
A Legião da Boa Vontade (LBV) promove diversas campanhas, projetos socioassistenciais, atividades culturais e artísticas a crianças, jovens, adultos e idosos, visando o desenvolvimento integral dos seus atendidos. E graças à SUA DOAÇÃO, a Instituição ainda oferece o apoio necessário para que eles consigam transformar suas vidas para melhor.
Dentro deste atendimento de qualidade, vale destacar o incentivo à cultura, sobretudo à música e ao hábito da leitura. Ambas as atividades contribuem para o desenvolvimento educacional dos beneficiados, ajudando na concentração, estimulando a criatividade e a imaginação, melhorando a escrita e a produção de textos, além de proporcionar um vasto aprendizado sobre diversos conteúdos.
Diante disso, a LBV procura envolver os seus atendidos em atividades que são, ao mesmo tempo, divertidas e lúdicas, promovendo também o conhecimento. Um exemplo disto é a atividade realizada pelo advogado Marco Antônio Comini Chistófaro, durante visita ao Centro Comunitário de Assistência Social da Entidade em Patos de Minas, MG. Na ocasião, o amigo da Boa Vontade ministrou aulas de música e mediou uma roda de conversa com as crianças e jovens atendidos pelo programa Criança Futuro no Presente!.
Ele também discursou sobre poesia, citando poemas e cantando — e encantando! — a garotada com as propostas lúdicas. “Ele mostrou aos atendidos músicas que não fazem parte do cotidiano, enriquecendo o conhecimento e ampliando o universo informacional de cada um”, pontuou a educadora social Larissa Carla Alves.
A atividade fez parte da Oficina do Saber, espaço lúdico que integra o programa da LBV e que visa desenvolver o conhecimento de forma ampla e integrada, a fim de estimular a imaginação, cognição, memorização, coordenação motora, criatividade e colaborar para a formação crítica do usuário, consoante os diversos aspectos da realidade individual, familiar e social dos participantes.
Para alcançar esses objetivos, a oficina incentiva o hábito da leitura e desenvolve a interpretação, boa escrita e o raciocínio lógico.
A estudante de música, Izabella Araújo Brito, de 8 anos, aproveitou bem a atividade lúdica. “As dicas de poema e música foram importantes. Gostei de cantar com ele o poema do sapo. Ele [também] me alertou que temos que correr atrás dos [nossos] sonhos para a gente nunca ser triste e solitário na velhice. Outra coisa que gostei é que na poesia podemos escrever e falar errado”, disse.
Para Sarah Yasmim Pereira, de 12 anos, a visita foi importante para adquirir novos conhecimentos: “Aprendi muitas coisas com o sr. Antônio hoje, vai me ajudar com o dever sobre poesia de cordel”.
Vale destacar que essa não foi a primeira visita do advogado. O sr. Marco Antônio já havia ido até a Instituição outras vezes para realizar rodas de conversa com as crianças e os jovens. “Na primeira [visita], produzi duas bolas de meia e entreguei às crianças. Tive o prazer de vê-las brincando no mesmo dia, fotografei, inclusive. Hoje, conversei com elas sobre poesia. Nas duas oportunidades me senti bem-vindo, por todos. Preterido voltar. A atividade me faz muito bem ”, relatou o amigo da LBV.
Em Patos de Minas, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Getúlio Borges, 97 — Vila Garcia. Para outras informações, ligue: (34) 3821-2403.