Você está aqui

Oficina de Flauta transmite bons valores às crianças atendidas pela LBV

O contato com a música melhora o comportamento das crianças, desenvolve a memória e potencializa a descoberta de novos talentos.

Nova Friburgo, RJ — Na cidade de Nova Friburgo, localizada na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, a Legião da Boa Vontade (LBV), em seu Centro Comunitário de Assistência Social, oferece, gratuitamente, o Criança: Futuro no Presente!. Esse programa contribui para que crianças e adolescentes de 6 a 15 anos desenvolvam suas habilidades e potencialidades em um ambiente cujos pais possam deixá-los em segurança.

Bruna de Jesus

     

Uma atividade que é muito apreciada por todos os atendidos é a Oficina de Musicalização, voltada para a área de Arte e Cultura. Ao mesmo tempo que é um elemento lúdico, também é utilizado para desenvolver a expressão corporal e, ainda, transmitir conhecimentos e bons valores, como o espírito de união e companheirismo.

Através da aula de flauta doce é trabalhada também a inclusão social. Ela atua como um elemento transformador, pois, no contato com a música, as crianças melhoram o comportamento, a postura, a educação, ficam mais calmas, desenvolvem a memória, e isso é percebido pela própria família em casa”, explica o educador social Marcelo da Graça, licenciado em música.

Bruna de Jesus

      

Apresentações em público

Com muito esforço e empenho, os pequenos musicistas vêm se apresentando nos eventos internos e alguns externos. A partir da evolução deles, o educador foi ensinando outros instrumentos além da flauta.

Recentemente, em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro (19 de abril), o grupo musical se apresentou para os representantes do Tiro de Guerra, com canções regionais, cantigas de roda, baião e a música Asa Branca, com arranjo de três vozes e percussão. “Ganhamos uma escaleta de doação, que é instrumento de sopro e alguns instrumentos de percussão. Nesses dois anos de trabalho na LBV, acho que esse foi o auge da nossa atividade musical. É tão bom ver as crianças bem envolvidas, dedicadas, comprometidas com as atividades e propostas no dia a dia para desenvolver as habilidades das mesmas. As crianças retribuem, são muito participativas e gratas por tudo que a LBV oferece a elas”, concluiu o educador da LBV Marcelo da Graça.  

Bruna de Jesus

   

Weverton da Silva,12 anos, se diverte e aprende ao mesmo tempo: “A gente se diverte, joga bola, faz atividades, tem aula de flauta que eu gosto muito. Aprendi a tocar o que não sabia, me apresento nas festas. Eu não tenho mais minha mãe, mas minha tia trabalha e me traz pra LBV todos os dias”.

Bruna de Jesus

    

Outro atendido, Fabiano Cristiano, 12 anos, sente-se feliz por participar das atividades: “Toco flauta, gosto de tocar e aprendi bastante. Me sinto bem na LBV porque tem várias atividades que nós fazemos, como música, jogar bola, passeios, é bem divertido. Tenho três irmãos que participam da LBV e minha mãe fica feliz porque ela trabalha em paz, se sente segura com a gente aqui. É muito legal, tenho vários amigos, bons educadores, me sinto muito bem aqui”, concluiu.  

As crianças e adolescentes atendidos pelo Criança: Futuro no Presente! participam de atividades lúdicas e educativas no horário inverso ao escolar. O programa é mantido graças ao apoio do povo brasileiro que investe nas ações realizadas pela Legião da Boa Vontade.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Na cidade de Nova Friburgo, RJ, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 – Olaria. Telefone para informações: (22) 2522-5078.