Você está aqui

Oficina de Escultura desenvolve criatividade e consciência ambiental

Na ocasião, os atendidos participaram de uma experiência divertida e cheia de imaginação.

Nova Friburgo/RJ — A arte é uma grande aliada à busca pelo conhecimento. Na educação infantil, as vivências artísticas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e talentos, além de contribuir com o trabalho em grupo — uma vez que as atividades podem ser feitas em conjunto — e com a criatividade. Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) envolve a arte no cotidiano de crianças e adolescestes que participam das atividades socioeducativas na Instituição.

Para exemplificar essa presença artística, a LBV realizou a Oficina de Escultura que promoveu, aos participantes, novas percepções para a criação de suas próprias obras e o desenvolvimento do olhar apurado para a arte.

Ellida Mariane

A oficina promoveu, aos participantes, novas percepções para a criação de obras artísticas.

“Nós iniciamos a oficina aprofundando o conhecimento das crianças ao falar das esculturas em área pública da nossa cidade. Com isso, pudemos, a partir do conhecimento que eles possuíam, trazer novos saberes numa prática excelente. Posteriormente, colocamos a mão na massa. Foi uma atividade muito prazerosa e de grande aprendizado para os pequenos”, declara o educador Lucas Serra, propositor da oficina.

Entre as atividades realizadas, os atendidos conheceram a escultura de modelagem e a escultura de papel machê. O educador proporcionou às crianças experiências originais de criação, gerando autonomia e interação ao longo tarefa. Com ingredientes que a maioria encontra em suas casas, os pequenos ainda desenvolveram a coordenação motora fina, correspondentes aos músculos das mãos e dedos.

Ellida Mariane

A atendida Ana Beatriz, de 7 anos, adorou participar da atividade. =D

A atendida Ana Beatriz, de 7 anos, compartilhou o seu entusiasmo em participar da atividade artística: “Foi muito legal fazer a minha massinha. Quero logo mostrar para a minha mãe e fazer mais em casa”. ♥

Com o intuito de promover a consciência ambiental e a sustentabilidade, as crianças também realizaram ações recicláveis, garantindo um material ainda melhor para as produções artísticas. 

A valorização da natureza está sempre em pauta na LBV, por isso, a Letícia Ferreira, de 9 anos, afirma: “Nessa oficina, com o Tio Lucas, ajudamos o meio ambiente reciclando o papel e construímos um grande castelo, foi muito show. Adorei. ”

Ao final da atividade, os trabalhos foram organizados para uma exposição aos pais e responsáveis, prestigiando e valorizando a dedicação das crianças. =D

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, da Instituição, em Nova Friburgo, está localizado na Rua Júlio Antônio Thurler, 04 - Olaria – Telefone para contato: (22) 2522-5078.