Você está aqui

Oficina de Customização de roupas colabora na geração de rendas de mulheres de baixa renda

A atividade também promove a sustentabilidade e cria oportunidades para as atendidas.

São Gonçalo, RJ — Retalhos de tecidos, linhas, agulhas e acessórios serviram de base para as mulheres participantes do programa Vivência Solidária mostrarem toda a criatividade na Oficina de Customização de roupas e pequenos reparos.

Magda Passos

A atividade foi ministrada pela professora Maria Helena Mello, que há anos dedica-se ao trabalho voluntário na LBV. “Nessa oficina, as atendidas aprenderam a fazer customização, consertos e ajustes em roupas e alguns pequenos reparos. É um segmento que tende a crescer cada vez mais, pois promove a sustentabilidade, porque você aproveita roupas velhas, usadas e fora de moda, e traz de volta ao uso do dia a dia. Agradeço a oportunidade da LBV, de crescer mais como ser humano, como colaboradora, e esperamos que dê certo, que seja uma oportunidade das pessoas de baixa renda se tornarem costureiras, fazer artesanato para elas melhorarem”, disse.

No programa Vivência Solidária, semanalmente, mulheres, jovens, adultos e idosos são incentivados a ter convívio social, através de atividades artísticas, culturais e de lazer. A aposentada Cleusa Maria Oliveira da Silva já fez o curso de informática oferecido pela Instituição e, no programa Vivência Solidária, fez artesanato ponto de cruz, e agora está fazendo crochê. “Entrei para o programa e estou aprendendo corte e costura, vou aprender também bordado na máquina e vou me atualizar mais na costura. Quanto mais aprender, vai ser melhor”, disse a atendida.

Com ideias simples e úteis, além de reciclar materiais, a atividade pode colaborar incrementando a renda familiar e o empreendedorismo das mulheres atendidas, oriundas de comunidades de baixa renda. Para isso, a Legião da Boa Vontade conta, também, com o apoio de valorosos voluntários que possuam alguma habilidade artística para ministrar oficinas de artes, trabalhos artesanais, entre outros.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Colabore com a Legião da Boa Vontade! Em São Gonçalo, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Rua Coronel Moreira César, 160 - Zé Garoto. Telefone para informações: (21) 2605-6359.

Colaboração: Magda Passos.