Você está aqui

Oficina de artesanato trabalha a memorização e o bem-estar de idosos atendidos

Nathália Valério

Aulas de artesanato trabalham a socialização, desenvolvem a coordenação motora do idoso e promovem a socialização.

Rio de Janeiro, RJ — Proporcionar um sorriso no rosto de quem já viveu inúmeras experiências na vida. É com esse intuito que a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolve diversas ações socioeducativas para idosos que residem na comunidade do Morro dos Macacos, em Vila Isabel.

AJUDE A LBV! FAÇA A SUA DOAÇÃO!

Nathália Valério

No morro dos Macacos, aulas de artesanato promovem benefícios para idosos atendidos pela LBV. 

Uma das atividades que desenvolvem a autoestima e a qualidade de vida dos jovens da terceira idade é o artesanato. “Quando eles observam o resultado, ficam muito animados. Com o artesanato, a gente trabalha a memória, pois é um passo a passo. Além disso, eles levam o trabalho pra casa, constroem e trazem para eu ver o que fizeram e saem daqui muito felizes”, disse a instrutora Dayse Sá de Azevedo.

Para alguns, além dos benefícios para a saúde, a ação contribui para o aumento da renda familiar. “Tudo que aprendo aqui, faço em casa para vender entre minhas amigas. Isso ainda me ajuda. Eu gosto de participar das aulas de artesanato, me distrai e alegra”, afirma a sra. Ieda Pereira, de 65 anos.

“Tudo que aprendo nas aulas, faço em casa para vender entre minhas amigas. Isso ainda me ajuda", comentou a atendida pela LBV. 

Os encontros ainda permitem a troca de experiências, vínculos construídos pelo exercício da boa convivência. “Eu me sinto bem aqui. Tem várias atividades, como artesanato, palestras e danças, que despertam a memória. A gente tem contato com outras pessoas, faz amigos. Isso nos deixa felizes”, comentou o sr. Wilson Pereira, de 66 anos. 

A dona de casa Ana Maria Gomes, de 63 anos, participa das atividades oferecidas pela Legião da Boa Vontade. Ela comenta que sua vida mudou após conhecer a Instituição: “Nossa comunidade ficou muito melhor depois que a LBV chegou, trazendo benefícios para a gente. Agora, faço exercícios, artesanato, passeios, enfim, sou muito feliz!”. 

Além da oficina artística, a Entidade disponibiliza palestras sobre temas ligados à saúde da pessoa idosa, exercícios físicos, ministrados por profissionais da saúde, passeios culturais, entre outros atrativos que contribuem para uma vida saudável. “Trabalhamos a autoestima, a valorização pessoal, o reconhecimento deles enquanto cidadãos e seus direitos, por meio de palestras educativas com temas diversos”, explicou Ângela Verônica, representante da LBV na comunidade.