Você está aqui

Oficina da LBV celebra o Dia do Artista Plástico

Artistas goianos participaram da ação educativas com as crianças da LBV

Goiânia, GO — Meninos e meninas atendidos pela Legião da Boa Vontade prepararam uma programação especial para celebrar o Dia do Artista Plástico. Nesta segunda-feira, 8, a criançada organizou uma exposição com esculturas e pinturas produzidas por elas em uma oficina pedagógica. A ação contou com a visita de renomados artistas goianos que conversaram e apresentaram suas obras e experiências artísticas.

Egeziel Castro

Goiânia, GO — Na LBV, os artistas exibiram suas principais obras e conversaram com as crianças sobre suas experiências.

O artista plástico é o responsável por contar muitas de nossas histórias. Foi pensando nisso, que as crianças atendidas pela LBV, por meio do programa Criança: Futuro no Presente! realizaram o “Projeto Escultura”, na Oficina de Arte e Cultura no Centro Comunitário de Assistência Social.

Utilizando papel, argila, tinta e diversos outros materiais recicláveis, os pequenos tiveram a oportunidade de esculpir, colorir e dar forma às suas imaginações, expressando sentimentos, emoções e experiências por meio da arte. Para conferir o trabalho da garotada, os renomados artistas goianos Gidel Alves, conhecido como Sanatan (pintor), e Antônio Vieira (escultor), visitaram a exposição e mostraram obras e pinturas de suas mais importantes exposições e ainda conversaram com as crianças sobre a importância de se expressar por meio da arte e como ela surgiu em suas vidas.

Sobre a atividade, o escultor Antônio Vieira declarou: “Foi uma tarde simplesmente maravilhosa! Estar com as crianças e poder compartilhar com elas um pouco de conhecimento e ver que elas estão praticando isso aqui, expondo suas ideias e usando a criatividade para criar elementos artísticos. Eu quero agradecer aqui também, o nosso grande amigo José de Paiva Netto, presidente da LBV, por esse trabalho maravilhoso que é realizado não só em Goiânia, mas no Brasil e no mundo todo, um trabalho de exemplo de fraternidade, de amor, cuidando dessas crianças e dando oportunidades para que elas tenham acesso a tudo o que tem de mais importante para a boa formação delas”.  

Egeziel Castro

     

Ao final da visita, os artistas receberam uma homenagem das crianças pelo Dia do Artista Plástico. “É muito prazeroso vir aqui, conversar com essas crianças, responder às suas perguntas que são profundas. A gente não sabe o quanto a criança é maravilhosa, o quanto ela capta tudo aquilo que está a volta dela e através de uma simples pergunta ela vai expressar aquilo que ela está sentindo, aquilo que ela está querendo aprender e eu me sinto lisonjeado e feliz pela oportunidade de interagir de forma tão fraterna com todas elas, com essa energia tão pura que elas têm, e agradeço pela lembrança linda neste Dia do Artista Plástico”, destacou Sanatan.

Na ocasião, Sanatan dedicou à LBV a representação gráfica de uma de suas obras preferidas que expressa a beleza do cerrado goiano.

Para os atendidos, a ação agregou muito conhecimento. “Foi muito legal porque eles deram dicas bem legais de como expressar a criatividade e as obras que eles trouxeram são magnificas, impressionantes, muitos detalhes lindos, foi muito bom”, destacou a atendida Isadora, 10 anos.

“Foi muito bom porque a gente fez várias perguntas e eles mostraram muitas pinturas lindas e esculturas. O que eu achei mais interessante foi a caneta que ele usou que é uma 'pena' que ele molha na tinta e faz os desenhos”, pontuou Juan, de 10 anos.

Egeziel Castro

     

Para a educadora social da LBV Elisangela Castro, o projeto trouxe uma grande experiência para a garotada. “Trabalhar a escultura e a pintura com as crianças permite que elas tenham esse contato direto com a arte, com os materiais, os recursos que podem ser utilizados, e assim vão se desenvolvendo e aprendendo mais sobre a importância de expressar tudo aquilo que podemos imaginar, seja copiando de algo que já existe ou criando a partir da nossa imaginação. Nesse projeto elas utilizaram argila, jornal, tampinhas de garrafas, tinta e diversos outros materiais e essa visita dos artistas aqui hoje trouxe uma rica experiência para todas as crianças, pois eles mostraram exemplos de obras deles e obras que elas mesmas criaram para demostrar o que podemos expressar por meio da arte, isso é um grande incentivo para elas, com certeza”, descreveu.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Goiânia, GO, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Jamil Abraão, 645 — Setor Rodoviário. Para outras informações, ligue: (62) 3531-5000.